A Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), através da parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), é responsável pela gestão de 2 abrigos para indígenas venezuelanos que migraram para Roraima. Nos abrigos Pintolândia e Janokoida, onde vivem indígenas das etnias E’ñepa e Warao, a população acolhida recebe acomodações, três refeições diárias, banheiros, lavanderia, atendimento médico e segurança.  Além da gestão dos abrigos, a Fraternidade – Humanitária (FFHI) também desenvolve um projeto de educação com crianças e adolescentes e promove ações com vistas a implementar soluções duradouras, como o incentivo do artesanato.

A instituição tem realizado inúmeras ações na atenção aos indígenas venezuelanos. Acompanhe alguns exemplos:

CARTILHA: “Comunicação sobre Saúde com Indígenas Warao e Eñepa’”

CARTILHA: “Comunicação sobre Saúde com Indígenas Warao e Eñepa”

Nos esforços para apoiar as populações mais vulneráveis à pandemia do novo coronavírus, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Instituição Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) lançam a cartilha Comunicação sobre Saúde com Indígenas Warao e Eñepa’, disponível em português, espanhol, e também nos idiomas nativos dessas etnias indígenas em situação de refúgio no Brasil.

VÍDEO: Etnias E´ñepa e Warao recebem orientações sobre Coronavírus

A equipe da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) gravou um vídeo com os próprios indígenas E´ñepa e Warao dando dicas de cuidados e higiene que podem ajudar na prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19). Também foram gravados áudios e traduzidos os Cards de divulgação da OPAS, com informações de prevenção ao Covid19 para os idiomas E´ñepa e Warao.

Video em Warao com legenda em espanhol

Video em E´ñepa com legenda em espanhol

VÍDEO: E’ñepas, gente indígena

Os E’ñepas foram recebidos e acolhidos no abrigo Pintolândia, em Boa Vista. Este abrigo é mantido pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).  Os E’ñepas dividem moradia com cerca de 500 refugiados Warao.

Leia a matéria completa clicando aqui!

EXPOSIÇÃO: “Ojidu – Árvore da Vida Warao”

Realizada por Museu A Casa do Objeto BrasileiroACNURUNFPAFraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), a exposição “Ojidu – Árvore da Vida Warao” ficou aberta para visitação de de 08 de novembro a 20 de dezembro de 2019 e apresentou o trabalho das artesãs indígenas venezuelanas, refugiadas no Brasil, trazendo peças feitas em fibra de buriti, cuja árvore amazônica é matéria prima essencial na vida dessa etnia.

Leia a matéria completa clicando aqui!

VIDEO: Fraternidade – Humanitária (FFHI) apresenta o abrigo Pintolândia

A missionária Clara nos apresenta a realidade de um dia no abrigo Pintolândia, que acolhe venezuelanos indígenas na cidade de Boa Vista – Roraima.

VÍDEO: Indígenas venezuelanos valorizam a cultura e a gratidão no Dia do Refugiado

Um belo ato cultural foi realizado, em 22 de junho, no Abrigo Indígena Janokoida, localizado na cidade de Pacaraima, fronteira entre Brasil e Venezuela. Janokoida significa Casa Grande em Warao, idioma nativo dos 453 indígenas ali abrigados. Danças, cantos, teatro e comida típica marcaram a conscientização sobre o “Dia Mundial do Refugiado”.

Leia a matéria completa clicando aqui!

 

Veja mais algumas matérias postadas sobre a atuação da Fraternidade – Humanitária (FFHI) nos abrigos de Roraima: