A Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) é uma organização humanitária, beneficente e de defesa ambiental que, por meio dos serviços abnegados de seus colaboradores, tem como missão disseminar a fraternidade, o amor e a paz universal.

Entre os princípios que permeiam as suas ações e as de suas filiadas estão: Igualdade, Independência, Imparcialidade, Neutralidade, Transparência, Respeito às Leis, Moralidade, Atenção aos Colaboradores e Respeito aos Direitos Humanos.

Para que esses princípios sejam respeitados e praticados criou-se o Programa de Compliance, que tem como base um Código de Ética e Conduta, para que todos os seus funcionários, colaboradores, voluntários, afiliados, parceiros ou aqueles que possuem qualquer tipo de vínculo jurídico, institucional ou comercial com a Fraternidade – Humanitária (FFHI) e/ou com suas associações filiadas levem em consideração no desempenho das suas atividades.

O que é Compliance?

O termo Compliance significa “estar em conformidade com” atos, normas e leis, comprometer-se com a integridade. No âmbito corporativo, uma organização “em compliance” é aquela que, por cumprir e observar rigorosamente a legislação à qual se submete e aplicar princípios éticos nas suas tomadas de decisões, preserva sua integridade e resiliência.

Programa de Compliance da Fraternidade – Humanitária (FFHI)

A Fraternidade – Humanitária (FFHI) está iniciando seu programa de Compliance com a adoção de um Código de Ética e Conduta e com a criação de um Canal interno de denúncias, que será monitorado permanentemente.

Também serão realizados treinamentos contínuos para todos os seus colaboradores, para que compreendam o Programa e possam se integrar e colocá-lo em prática.

Quaisquer problemas encontrados, bem como quaisquer sugestões, devem ser encaminhados para o compliance@fraterinternacional.org para consideração ou aconselhamento.

Conheça os principais temas do Código de Ética e Conduta da Fraternidade – Humanitária (FFHI)


Elementos-chave


Princípios


Compromissos

Através dessa ferramenta, é possível combater o risco de fraudes, bem como outras categorias de risco operacional, mantendo uma conduta ética, transparente e vigilante em relação às atividades executadas ao longo de todos os níveis hierárquicos da Fraternidade – Humanitária (FFHI) e assegura o respeito e o cumprimento das boas práticas de governança corporativa e compliance.

Sempre que algum colaborador da Fraternidade – Humanitária (FFHI) e/ou de suas afiliadas, de boa-fé, suspeitar ou testemunhar alguma conduta que seja contrária aos preceitos descritos no seu Código de Ética e de Conduta, deverá reportar internamente para que seja investigado, de forma pronta e objetiva, atendendo à razoabilidade da comunicação.

Os reportes poderão ser realizados de forma anônima, e serão respeitados os princípios da confidencialidade e da não-retaliação, àqueles reportes realizados de boa-fé.

Para tal fim, foi estabelecido um Canal de Ética e um departamento específico de Compliance.

O e-mail do Canal de Ética é: etica@fraterinternacional.org