A Fraternidade – Humanitária (FFHI) reúne a longa experiência de seus colaboradores, que atuam de forma voluntária, fraterna e abnegada há mais de 30 anos. Durante esse período, o trabalho se ampliou consideravelmente e foram constituídas diversas frentes humanitárias, ambientais e de vida espiritual. A base desta atuação mundial são as vivências grupais e o serviço altruísta em prol da humanidade e do cuidado a natureza.
Missões humanitárias
Desde 2011, as Missões Humanitárias são realizadas por voluntários respondendo a emergências, como catástrofes sociais, naturais e ambientais, e prestando assistência a refugiados e migrantes em 17 países da África, América Latina, Ásia, Europa e Oriente Médio, além do Brasil.
Cuidado com a Natureza
A Fraternidade – Humanitária (FFHI) e suas filiadas atuam no cuidado e preservação com respeito e reverência a todos os Reinos da Natureza: Humano, Vegetal, Animal e Mineral.
No trabalho com os Reinos Mineral e Vegetal, mantêm o máximo possível da sua forma original e aproveitam os recursos com gratidão e amor através de diversos trabalhos, tais como: banco de sementes, agrofloresta, plantios, bioconstrução, cisternas, uso dos fluxos naturais da água e cuidado para devolvê-la ao solo da forma mais limpa possível, entre outros.
São oferecidos cursos gratuitos, abertos a quem se interessar sobre os diversos temas vivenciados.
Com o Reino Animal, atuam socorrendo os indivíduos que precisam e oferecendo dignidade para que tenham uma nova condição de vida e uma oportunidade de evoluir. Atividades e vivências de caráter voluntário são abertas à participação, acompanhadas e orientadas por suas equipes.
Educação, Arte e Cultura
Algumas filiadas da Fraternidade – Humanitária (FFHI) desenvolvem ações voltadas para a educação, a arte e a cultura, com o objetivo de instruir, harmonizar e elevar o ser.
Festival da Juventude pela Paz: é um evento em que os jovens podem se expressar de forma saudável e livre, por meio de atividades acolhedoras, criativas e motivadoras, como arte, música, ações fraternas e orações. Acontece em diferentes cidades, de vários países. No período da pandemia o Festival está sendo realizado de forma on-line.
Irdin Editora: oferece em seu site, para aquisição e download gratuito, diversos livros e mais de 3000 palestras em vídeo ou em áudio. São obras de natureza filosófico-espiritual de vários autores, destacando-se a obra de Trigueirinho.
Escolas Parque Tibetano: reconhecidas pelo MEC, são instituições de educação formal, gratuitas, compostas por voluntários e com a consciência de que a Educação é Viva. Durante o período da pandemia, as aulas estão acontecendo à distância.
Vivência Grupal
A proposta de vida nas Comunidades-Luz é buscar aprender e vivenciar a caridade e o amor ao próximo como padrões de um arquétipo de vida superior. As tarefas do dia a dia são realizadas grupalmente e visando o bem comum, em harmonia e em contato com a natureza.
Para saber mais, entre em contato: informacao@comunidadefigueira.org.br
Atividades Ecumênicas e Espirituais
Sem distinção de religião, cultura ou credo, o propósito das atividades Ecumênicas e Espirituais é elevar a consciência a um estado de paz, fraternidade e comunhão com a vida.
Elas são desenvolvidas pela Associação Maria e pela Ordem Graça Misericórdia (OGM), ambas filiadas à Fraternidade – Humanitária (FFHI), as quais também mantêm os Centros Marianos.
São cinco Centros ao todo, presentes no Brasil, Uruguai e Argentina, que estão abertos diariamente a quem quiser expressar a sua devoção e ofertar-se a transformar o mundo por meio da oração.
As atividades com público externo estão suspensas durante o período da pandemia, mas as atividades de oração seguem no formato on-line. A programação das atividades pode ser acompanhada pela Misericórdia Maria TV, pelo canal do Telegram: Seguindo os Mensageiros Divinos.