Um belo ato cultural foi realizado, em 22 de junho, no Abrigo Indígena Janokoida, localizado na cidade de Pacaraima, fronteira entre Brasil e Venezuela. Janokoida significa Casa Grande em Warao, idioma nativo dos 453 indígenas ali abrigados. Danças, cantos, teatro e comida típica marcaram a conscientização sobre “Dia Mundial do Refugiado”.

Era sensível o clima de irmandade, gratidão, respeito e esperança. Sentimentos verbalizados tanto pelos indígenas quanto pelos missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI).

As apresentações se concentraram das 9h às 13h, mas todo o preparo do evento, dado nos dias anteriores, marcou a valorização da cultura Warao e o reviver dos princípios que norteiam essa etnia como formas de fazer frente à vulnerabilidade que a situação de refúgio tantas vezes implica.

Desta forma atua a Fraternidade nos abrigos aos quais gere: manter junto os refugiados, por diferentes vias, como: educação, artesanato, esportes, arte, entre outras, a reestruturação de laços de confiança e respeito.

No Dia Mundial do Refugiado, o grupo de abrigados venezuelanos indígenas expressou agradecidamente sua consideração pelo acolhimento recebido em solo brasileiro e pela doação de cada vida missionária que, na simplicidade do cotidiano, busca, em união a cada refugiado, desvendar novas perspectivas.