Carmo da Cachoeira (MG), 22 de julho de 2019 – A distribuição gratuita de sementes orgânicas de hortaliças, legumes e cereais, produzidas há mais de 20 anos na Comunidade-Luz Figueira, é uma das atrações da IX Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas Gerais, marcada para sábado, dia 27 de julho, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. O evento também oferece café da manhã e almoço vegetarianos, além de uma série de oficinas gratuitas conduzidas por membros da Comunidade.
“É a primeira vez que realizamos esta festa aqui na Figueira, mas o evento é anual e tem percorrido diversas cidades do Sul de Minas Gerais”, explica Frei Renato, responsável pelo setor de sementes da instituição  e integrante do grupo de plantio na agricultura que sustenta toda a comunidade. “Mas levamos essa proposta a muitas obras da FFHI, porque por trás do conceito, há um lastro filosófico e espiritual que defendemos”, enfatiza.
A Comunidade é uma das filiadas e funciona como sede da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI). Alí é mantido um banco de matrizes para plantio que inclui sementes conhecidas como “crioulas”. São matrizes livres de defensivos agrícolas ou “adubos verdes”, que ajudam a manter a qualidade do solo, com todos os nutrientes necessários para uma colheita farta.
“Distribuimos sementes como doação, para que cheguem a maior número possível de pessoas. O valor espiritual é a vida em preservação. Sementes puras são exemplo da riqueza da manifestação divina, expressão da vida que vêm de uma fonte original”, explica Frei Renato.
Os organizadores estimam que desde o início da iniciativa de distribuir sementes puras, há pouco mais de 20 anos, já foram distribuidos cerca de 40 mil envelopes com sementes orgânicas e selecionadas. “Esta frente de trabalho tem a tarefa de multiplicar as sementes, fazer o beneficiamento e a distribuição gratuita para agricultores, sejam familiares, orgânicos ou empreendedores”, conclui Frei Renato.
A abertura da IX Festa das Sementes será às 09:00 hs, com apresentação do Coral da Comunidade Luz-Figueira. Após as oficinas, os participantes serão convidados a visitar as áreas de agricultura sustentável de Figueira. A distribuição de sementes será realizada à tarde na região central de Carmo da Cachoeira. O evento conta com parceria da  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Minas Gerais, da Associação Biodinâmica, Orgânicos Sul de Minas e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas – Campus Inconfidentes.
PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS 
Durante o evento, serão realizadas as seguintes oficinas gratuitas:
– Agricultura astronômica
– Agricultura sintrópica
– Sementes e espiritualidade
– Produção de sementes e melhoramento participativo de hortaliças: espiritualidade, liberdade e autonomia para os agricultores
– A importância das sementes crioulas nos povos indígenas
– A semente e a agricultura biodinâmica
– A agricultura natural
– Manejo ecológico do solo
– Como montar uma agroindústria artesanal de alimentos
– Caldas e compostos orgânicos
– O potencial dos SPGs para a produção, preservação e multiplicação de sementes
– Mulheres, sementes e soberania
SERVIÇO:
IX Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas Gerais
Data: Sábado, 27 de julho de 2019
Horário: 9:00 às 18:00 hs
Local: Comunidade-Luz Figueira, Carmo da Cachoeira
Rodovia Fernão Dias, sentido São Paulo, km 717
Acesso: Grátis
Agenda completa:
SOBRE A FRATERNIDADE – FEDERAÇÃO HUMANITÁRIA INTERNACIONAL:
Fundada em 1990 e sediada em Carmo da Cachoeira (MG), a Fraternidade é uma rede global de caráter filosófico, cultural, humanitário, ambiental e beneficente, com mais de 60 mil voluntários espalhados pelo  mundo que trabalham pela propagação da paz. Congrega 21 associações civis, nacionais e internacionais, com grupos coligados que atuam em 18 países. Entre suas principais atividades estão missões humanitárias em situações críticas em diversas regiões do mundo, com missões realizadas em países como Uruguai, Etiópia, Turquia, Quênia, Congo e Nepal, além de missões no sertão brasileiro e em Mariana e Brumadinho, após o rompimento de barragens com rejeitos de mineração. As principais missões da Fraternidade em andamento ocorrem em Roraima desde 2016, e na Colômbia desde junho 2019, ambas em apoio a  centenas de refugiados que chegam diariamente da Venezuela. As missões são realizadas pela FMHI – Missões Humanitárias Internacionais, divisão da FFHI. De ação independente e neutra, a Fraternidade atua sem vínculos políticos ou econômicos e é não-sectária, acolhendo todos os credos, culturas e religiões. Todas as atividades são financiadas por doações.
NA WEB:
Fraternidade – Federação Humanitária Internacional:
Doações:
INFORMAÇÕES PARA JORNALISTAS:
Renata Garcia +55 11 93355-2472
imprensa@fraterinternacional.org