Carmo da Cachoeira, 10 de julho de 2019 – Um legado de mais de três décadas de ações humanitárias, construído em algumas das situações mais dramáticas que impactaram o Brasil e o mundo, é o que o visitante vai encontrar no novo portal da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI). Reformulado e lançado no início de julho, o site contém a memória viva da atuação global da instituição, apresentada em centenas de vídeos, arquivos de áudio, fotos, depoimentos e matérias detalhando o amplo trabalho desenvolvido pela FFHI e sustentado exclusivamente por doações.

O novo desenho do site dá mais visibilidade a um dos principais conjuntos de iniciativas da FFHI: as Missões Humanitárias, iniciadas em 2011 para apoiar vítimas de um terremoto devastador que atingiu o Nepal. Hoje já são 22 missões realizadas, em países como Uruguai, Etiópia, Ruanda, Congo, Turquia, Egito, Chile e Argentina e em 2019, Líbano e Angola.

No Brasil, os missionários da FFHI enfrentaram os dois grandes rompimentos de barragens de rejeitos de mineração em Mariana e Brumadinho, e marcam presença desde 2016 em Roraima, administrando cinco abrigos para refugiados venezuelanos que deixaram para trás a crise em seu país e cruzaram a fronteira para o Brasil.

Presença global

A nova configuração do site era necessária para que a obra da FFHI, abnegada e efetiva, se tornasse mais acessível ao grande público, afirma o gestor geral da entidade, Frei Luciano: “Iniciativas já concluídas e também as mais recentes, ainda em andamento, vão atingir pessoas que até agora não tinham intimidade com o trabalho realizado, deixando claras nossas causas e prioridades. A importância da formação contínua de missionários e voluntários para as inúmeras demandas humanitárias, que surgem todos os dias, também ficam evidentes,” explica.

O entrosamento entre o site e a presença da FFHI nas principais redes sociais, segundo Frei Luciano, vai contribuir para o compartilhamento do trabalho, tanto para um público novo quanto para as 21 entidades e comunidades filiadas à FFHI. “Os missionários e voluntários passam a ter a percepção da real magnitude de sua dedicação, reforçando nosso trabalho mas tendo em mente que, em um mundo globalizado, é essencial comunicar e dialogar com outros públicos,” avalia.

O novo site também amplia o acesso aos interessados em participar como voluntários ou missionários. “Temos atividades voltadas para a formação de novos participantes, disponíveis no site para os que buscam uma experiência proativa de solidariedade e fraternidade, como voluntários, ou com doações que ajudem a viabilizar as missões. É fundamental mostrar os resultados para quem doa e atrair constantemente novos apoios”, conclui Frei Luciano.

Visibilidade ampliada

A integração dos vários canais de disseminação nas redes digitais ao novo portal foi uma das principais preocupações do redesenho, segundo a web designer responsável pelo projeto, Marina Duca. ”Hoje temos uma pulverização de canais de comunicação, e havia uma dispersão de conteúdos valiosos, sem trazer a real dimensão do trabalho das missões globalmente. Nosso desafio foi criar uma plataforma para aglutinar todos os canais da FFHI, ampliando a visibilidade e a penetração do trabalho global da entidade”, explica.

Objetivos prioritários da entidade, como a preservação dos reinos humano, animal, vegetal e mineral, também ganharam presença destacada no novo portal. “É o caso do Parque Francisco de Assis, em Lavras (MG), que abriga mais de 400 cães resgatados em situação de abandono, ou o Núcleo de Serviço Crer-Sendo, comunidade na Serra do Capim, em Teresópolis (RJ), um lar que cria 55 crianças órfãs como irmãs em uma grande família, e dedica-se ao atendimento a cerca de 600 animais resgatados de maus tratos, abandono ou tragédias ambientais”, relata.

Os próximos passos para o novo portal incluem a ampliação do conteúdo produzido pelas comunidades filiadas à FFHI, que será exposto em páginas dedicadas a cada comunidade.

SOBRE A FRATERNIDADE – FEDERAÇÃO HUMANITÁRIA INTERNACIONAL

Fundada em 1990 e sediada em Carmo da Cachoeira (MG), a Fraternidade é uma rede global de caráter filosófico, cultural, humanitário, ambiental e beneficente, com mais de 60 mil voluntários espalhados pelo  mundo que trabalham pela propagação da paz. Congrega 21 associações civis, nacionais e internacionais, com grupos coligados que atuam em 18 países. Entre suas principais atividades estão missões humanitárias em situações críticas em diversas regiões do mundo, com missões realizadas em países como Uruguai, Etiópia, Cone Sul, Turquia, Quênia, Congo e Nepal, além das missões no sertão do Brasil. As principais missões da Fraternidade em andamento ocorrem em Roraima desde 2016, e na Colombia desde junho 2019, ambas em apoio a  centenas de refugiados que chegam diariamente da Venezuela. As missões são realizadas pela FMHI – Missões Humanitárias Internacionais, divisão da FFHI. De ação independente e neutra, a Fraternidade atua sem vínculos políticos ou econômicos e é não-sectária, acolhendo todos os credos, culturas e religiões. Todas as atividades são financiadas por doações.

Na web:
Fraternidade
https://www.fraterinternacional.org/
Doações:
https://doeparafraternidade.org/

INFORMAÇÕES PARA JORNALISTAS:
Renata Garcia +55 11 93355-2472
imprensa@fraterinternacional.org