Carmo da Cachoeira (MG), 30 de julho de 2019 – Um aspirante a missionário deve mostrar que é capaz de desempenhar tarefas típicas antes de participar de uma missão. Esse é o pensamento por trás das Vivências Missionárias, realizadas mensalmente pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) para quem deseja conhecer a experiência do trabalho voluntário em missões humanitárias.
Com 22 missões realizadas em situações de crise no Brasil e em mais 18 países desde a década de 1990, a FFHI organiza as Vivências para identificar interessados com vocação para esse trabalho. E a 45ª edição das Vivências, que começa na próxima quinta-feira, 1º de agosto, na sede da entidade, reserva uma surpresa para os participantes: será totalmente dedicada aos animais.
“Esta vivência tem um quê de especial. Ao voltarmos nossa atenção para o Reino Animal, vemos que são necessárias ações que humanizem as pessoas em relação ao cuidado com os bichos”, explica a psicóloga Mariandja, voluntária da FFHI e coordenadora das Vivências. “Animais abandonados, alguns feridos por percalços da natureza, outros que passaram por maus tratos, são exemplos de situações que precisam do nosso olhar, e especialmente do nosso trabalho”, complementa.
Biscoitos caninos veganos
Um dos destaques do encontro envolve uma receita tradicional, criada a partir de pesquisas realizadas na FFHI desde 2013 para desenvolver um biscoito vegano para cães. Além de alimentar, o biscoito trata preventivamente a formação de tártaro nos dentes, combatendo o acúmulo de bactérias, mau hálito e algumas doenças.  Produzidos periodicamente, os biscoitos são distribuidos para centenas de cães acolhidos em diversos abrigos sob coordenação da FFHI.
“Os biscoitos caninos são duros para ajudar na limpeza dos dentes, mas saborosos e nutritivos. A receita básica leva cenoura e beterraba e já foi comprovado que são muito apreciados pelos peludos”, brinca Mariandja. Os inscritos na próxima Vivência vão participar da fabricação desses biscoitos, além de visitar dois canis da região, para banhos, passeios e muito carinho com os animais.
45ª edição da Vivência Missionária vai até 4 agosto, com atividades no Sítio dos Reinos, área reservada da Casa Luz da Colina e dedicada a cuidados com animais em situação de risco e sofrimento. Durante o encontro, os participantes farão a doação dos biscoitos produzidos ao Parque São Francisco de Assis, em Lavras (MG), instituição filiada à FFHI e que abriga mais de 400 cães.
SERVIÇO:
45ª Vivência Missionária
Data: 01 a 04 de agosto de 2019
Dia 1: Chegada dos participantes até às 18h
Dia 2: Sítio dos Reinos / Canil da Rosinha
Dia 3: Produção de biscoitos veganos caninos para o Parque São Francisco de Assis
Dia 4: Visita ao Parque São Francisco de Assis
Local: Rua Pres. Antonio Carlos, 400 – Carmo da Cachoeira, MG – cep 37225-000
Inscrições e hospedagem até 31/7: inscricaoeventos@fraterinternacional.org
SOBRE A FRATERNIDADE – FEDERAÇÃO HUMANITÁRIA INTERNACIONAL:
Fundada em 1990 e sediada em Carmo da Cachoeira (MG), a Fraternidade é uma rede global de caráter filosófico, cultural, humanitário, ambiental e beneficente, com mais de 60 mil voluntários espalhados pelo  mundo que trabalham pela propagação da paz. Congrega 21 associações civis, nacionais e internacionais, com grupos coligados que atuam em 18 países. Entre suas principais atividades estão missões humanitárias em situações críticas em diversas regiões do mundo, com missões realizadas em países como Uruguai, Etiópia, Turquia, Quênia, Congo e Nepal, além de missões no sertão brasileiro e em Mariana e Brumadinho, após o rompimento de barragens com rejeitos de mineração. As principais missões da Fraternidade em andamento ocorrem em Roraima desde 2016, e na Colômbia desde junho 2019, ambas em apoio a  centenas de refugiados que chegam diariamente da Venezuela. As missões são realizadas pela FMHI – Missões Humanitárias Internacionais, divisão da FFHI. De ação independente e neutra, a Fraternidade atua sem vínculos políticos ou econômicos e é não-sectária, acolhendo todos os credos, culturas e religiões. Todas as atividades são financiadas por doações.
NA WEB:
Fraternidade – Federação Missionária Internacional:
Doações:
INFORMAÇÕES PARA JORNALISTAS:
Renata Garcia +55 11 93355-2472
imprensa@fraterinternacional.org