Vivência missionária tem muito a fazer em Brumadinho

Missionários voltam a Brumadinho  para socorrer ‘feridas da alma’

A tragédia causada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) deixou as manchetes, mas inúmeras necessidades vão exigir atendimento ainda por muito tempo. Com esse foco, voluntários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) voltam ao local de 10 a 12 de abril, para dar prosseguimento ao trabalho iniciado pela  entidade logo após o desastre no final de janeiro.

Brumadinho (MG), 07 de abril de 2019 – Eles já estavam em atividade nas áreas impactadas pela tragédia de Brumadinho três dias depois do rompimento da barragem. Agora, cerca de 30 missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) voltam ao local para ampliar e dar continuidade ao atendimento humanitário realizado logo após o desastre.

Muitos levam na bagagem a experiência adquirida em Brumadinho e três anos antes, em situação similar que atingiu Mariana, também em Minas Gerais. Para a FFHI, a necessidade de socorro às chamadas ‘feridas da alma’ não se encerra quando terminam as buscas por vítimas ou quando são anunciados números finais de mortos e sobreviventes.

“Nosso foco é prosseguir no apoio aos sobreviventes, sabendo que que cada uma dessas pessoas no entorno do desastre tem um luto aberto no coração, que precisa ser tratado”, observa Mariandja, psicóloga, voluntária da FFHI e uma das coordenadoras da Vivência que começa em Brumadinho nesta terça-feira, 10 de abril. “Somos sete psicólogos para dar prosseguimento ao atendimento a sobreviventes e parentes das vítimas realizado logo após o rompimento da barragem. Isso tem um  sentido de continuidade e acompanhamento”, explica.

Os missionários também vão retomar o apoio às centenas de animais resgatados do lamaçal. Dois hospitais veterinários de campanha permanecem em plena atividade na região, atendendo animais de todas as espécies e portes. “Nesses três dias, ampliaremos o número de voluntários também nas demandas veterinárias, porque a vida é uma premência e a razão desse nosso trabalho,” conclui Mariandja.

SOBRE A FRATERNIDADE – FEDERAÇÃO HUMANITÁRIA INTERNACIONAL

Fundada em 1990 e sediada em Carmo da Cachoeira (MG), a Fraternidade é uma rede global de caráter filosófico, cultural, humanitário, ambiental e beneficente, com mais de 60 mil voluntários espalhados pelo  mundo que trabalham pela propagação da paz. Congrega 21 associações civis, nacionais e internacionais, com grupos coligados que atuam em 18 países. Entre suas principais atividades estão missões humanitárias em situações críticas em diversas regiões do mundo, com missões realizadas em países como Uruguai, Etiópia, Cone Sul, Turquia, Quênia, Congo e Nepal, além das missões no sertão do Brasil. As principais missões da Fraternidade em andamento ocorrem em Roraima desde 2016, e na Colombia desde junho 2019, ambas em apoio a  centenas de refugiados que chegam diariamente da Venezuela. As missões são realizadas pela FMHI – Missões Humanitárias Internacionais, divisão da FFHI. De ação independente e neutra, a Fraternidade atua sem vínculos políticos ou econômicos e é não-sectária, acolhendo todos os credos, culturas e religiões. Todas as atividades são financiadas por doações.

Na web:
Fraternidade
https://www.fraterinternacional.org/
Doações:
https://doeparafraternidade.org/

INFORMAÇÕES PARA JORNALISTAS:
Renata Garcia +55 11 93355-2472
imprensa@fraterinternacional.org