Os participantes da Vivência Missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, do mês de junho, serviram em diversas atividades. Uma delas junto ao Grupo das Árvores, outra no Centro Mariano de Figueira, em uma atividade junto a crianças especiais.
Na segunda 19, os vinte participantes da Vivência Missionária se uniram a sete integrantes do Grupo das Árvores, um dos braços de serviço ao Reino Vegetal da Comunidade-Luz Figueira, para harmonizar um espaço natural da Casa Arte Educação, instituição da Casa Luz da Colina. Os voluntários limparam um pequeno bosque de bambus e um curso d’água, também reconstruíram uma ponte de madeira que cruza o córrego e preencheram uma depressão formada pela erosão progressiva do terreno.
A área harmonizada servirá para que as crianças que participam da instituição educativa possam fazer recreação e aprender com a natureza, destacou Hernán, coordenador do Grupo das Árvores. Foi a primeira experiência conjunta desse grupo com os voluntários que participam de uma Vivência Missionária. Apesar de já ter havido anteriormente tarefas em colaboração com o grupo matriz dos Missionários.

Portadores de Necessidades Especiais
A segunda atividade conjunta da Vivência Missionária se deu na quarta-feira, dia 21 de junho. Esse dia o Centro Mariano de Figueira recebeu a visita de alunos da escola especial Luciana Reis Vilela, pertencente a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil. Um grupo de trinta visitantes acompanhados por voluntários da Vivência foram acolhidos ao som de uma alegre canção que dizia: “Quero dar-te a Paz de meu Senhor, com muito amor”.
Na Casa do Peregrino, os visitantes compartilharam a manhã com alunos e pais da escola Parque Tibetano de Figueira. Tomaram o desjejum e depois realizaram atividades recreativas, cantos, orações e uma peregrinação até a Colina das Aparições. Na colina oraram em três lugares sagrados: em frente a uma imagem de Nossa Senhora de Figueira, na Ermida do Cristo Glorificado e na fonte de São José.
A escola da APAE de Carmo da Cachoeira existe desde 1992, segundo informação de sua diretora, Margaret Palhiares. Foi fundada por Dona Maria Teresa Reis, uma docente que buscava oferecer a sua filha, Luciana, e a todas as pessoas excepcionais da região, uma oportunidade educacional.
Todos os meses a Fraternidade organiza uma Vivência Missionária de uma semana de duração. Oferecendo as pessoas que sentem a aspiração de doar-se altruisticamente a oportunidade de conhecerem a vida missionária. Dessa vez a experiência se estendeu de 18 a 25 de junho.
Os interessados em participar da próxima Vivência Missionária podem obter mais informações através da secretaria da Fraternidade e na página www.fraterinternacional.org/proximas-vivencias-missionarias/
Tel: +55 (35) 3225-1233
E-mail: secretaria@fraterinternacional.org