Tragédia de Brumadinho revela solidariedade anônima e incondicional

Um mês depois da tragédia de Brumadinho, há um balanço pouco visível que a ser contabilizado sobre a chamada “logística humanitária”, essencial quando o caos exige ações rápidas para restabelecer a ordem.  

Brumadinho (MG), 28 de fevereiro de 2019 – A tragédia ambiental em Brumadinho, em 25 de janeiro, atraiu mais de 7.000 voluntários de todo o Brasil e do exterior, no apoio a sobreviventes, familiares das vítimas e animais resgatados. Para o público, o aspecto mais visível é o trabalho na linha de frente, representado por pessoas cobertas de lama buscando sinais de vida. Mas esforços fundamentais também acontecem no entorno do lamaçal, em funções de apoio e organização que viabilizam a missão como um todo.

É quando cresce a contribuição dos missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI). Com experiência adquirida do desastre semelhante em Mariana (MG), em 2015, eles se deslocaram para Brumadinho logo após o rompimento da barreira da Vale, de sua sede em Carmo da Cachoeira (MG), a 230 Km, levando know-how em duas frentes da chamada ‘logística humanitária’: apoio psicológico a pessoas atingidas e resgate e socorro a animais. 

Quase invisível

“Nossa missão não é de ‘front’, mas ela agiliza os trabalhos de urgência, garantindo a organização, controle, validade e fluxo de estoques e materiais de primeiros-socorros. São ações de pouca visibilidade, mas fundamentais para que veterinários e voluntários cumpram bem seus objetivos,” explica o coordenador das missões humanitárias da FFHI, Ricardo Baumgartner.

Enquanto dezenas de pessoas impactadas pelo desastre de Brumadinho receberam atendimento por psicólogos voluntários ligados à FFHI, também foram assistidos cerca de 300 cães, gatos, bovinos, equinos, aves e répteis. O trabalho veterinário contou com um hospital montado pela Vale e equipado para receber animais de pequeno e grande porte, com dois centros cirúrgicos, laboratório, equipamentos de ultrassom e raio-x.

Na estruturação do trabalho, a equipe da FFHI utilizou técnicas desenvolvidas no Parque Francisco de Assis, em Lavras (MG), projeto ligado à entidade reconhecido por avanços nos cuidados com animais. “Trouxemos de lá o método de organização para resgate e cuidados, em especial aos cães, assim como os sistemas de manutenção das áreas onde os animais são atendidos e alimentados,” explica o voluntário Rafael.

Outro voluntário, Juan, lembra que o trabalho seguiu a mesma linha de Mariana, só que desta vez a necessidade era muito maior: “A organização que trazemos de experiências anteriores certamente foi nossa melhor contribuição em meio ao caos, já que em muitos momentos vidas dependiam de nossa presteza e eficiência”.

Os ‘cachorros-bombeiros’ que atuaram na busca também foram atendidos diariamente depois de árduas jornadas de trabalho. Os animais recebiam banho e cuidados básicos da equipe da FFHI. “Outro aspecto que ajudou de forma sutil foi a nossa disciplina e calma, mesmo naquele contexto. Nosso treinamento certamente contribuiu para quem atuava sob forte pressão emocional e emergencial”, conclui Juan.

Valores e experiência

A Missão Brumadinho é 22ª. mobilização humanitária que a FFHI realiza desde 2011, em situações de emergência como terremotos, inundações, incêndios, assistência a refugiados de guerras, fome e crises político-econômicas. As missões da FFHI, financiadas exclusivamente por doações, já beneficiaram 16 países da Ásia, África, América Central e América do Sul. No Brasil, onde a entidade tem sua sede, Brumadinho foi a quinta missão realizada.

SOBRE A FRATERNIDADE – FEDERAÇÃO HUMANITÁRIA INTERNACIONAL:

Fundada em 1990 e sediada em Carmo da Cachoeira (MG), a Fraternidade é uma rede global de caráter filosófico, cultural, humanitário, ambiental e beneficente, com mais de 60 mil voluntários espalhados pelo  mundo que trabalham pela propagação da paz. Congrega 21 associações civis, nacionais e internacionais, com grupos coligados que atuam em 18 países. Entre suas principais atividades estão missões humanitárias em situações críticas em diversas regiões do mundo, com missões realizadas em países como Uruguai, Etiópia, Cone Sul, Turquia, Quênia, Congo e Nepal, além das missões no sertão do Brasil. As principais missões da Fraternidade em andamento ocorrem em Roraima desde 2016, e na Colombia desde junho 2019, ambas em apoio a  centenas de refugiados que chegam diariamente da Venezuela. As missões são realizadas pela FMHI – Missões Humanitárias Internacionais, divisão da FFHI. De ação independente e neutra, a Fraternidade atua sem vínculos políticos ou econômicos e é não-sectária, acolhendo todos os credos, culturas e religiões. Todas as atividades são financiadas por doações.

Seguem alguns links com material gerado durante a missão:

https://www.facebook.com/FraternidadeFederacaoHumanitariaInternacional/videos/267336420830127/

https://www.facebook.com/FraternidadeFederacaoHumanitariaInternacional/photos/a.1515197812126859/2166119097034724/?type=3&theater

https://www.facebook.com/FraternidadeFederacaoHumanitariaInternacional/photos/pcb.2165449910434976/2165449857101648/?type=3&theater

Na web:
Fraternidade
https://www.fraterinternacional.org/
Parque Francisco de Assis
http://www.parquefranciscodeassis.com.br/
Doações:
https://doeparafraternidade.org/

INFORMAÇÕES PARA JORNALISTAS:
Renata Garcia +55 11 93355-2472
imprensa@fraterinternacional.org