Missões humanitárias: experiências  que merecem ser compartilhadas

Carmo da Cachoeira (MG), 01 de junho de 2019– Missionários da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) participam de uma mesa redonda, nesta quinta-feira, 06 de junho, a partir das 18h, na Escola Superior do Ministério Público da União em Florianópolis (SC).

A roda de discussões sob o título “Migração, Racismo e Xenofobia em Santa Catarina”faz parte do simpósio “Atuação em Rede: capacitação de atores envolvidos no acolhimento, na interiorização e na integração de refugiados e imigrantes no Brasil”, a realizar-se de 05 a 07/6, na Capital catarinense. O simpósio e a mesa redonda serão realizados no auditório da Justiça Federal de Santa Catarina, à Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, nº 4810, Agronômica.

No simpósio, haverá o lançamento do livro “Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais”, com a presença da autora Ana Regina Nogueira. A publicação da Editora Irdin detalha atuação de missionários da instituição homônima em tragédias globais. Desde 2011, quando um terremoto devastador atingiu o Nepal, voluntários da FMHImarcam presença nas principais catástrofes humanitárias do planeta. Hoje já são 22 missões humanitárias realizadas pelaFMHIno Brasil e no mundo.

Mesa redonda

A mesa redonda conta com a presença da missionária Clara, que na bagagem traz sua experiência em Roraima, onde chegou em 2016 com um grupo de missionários para instalar mais uma frente permanente de trabalho, desta vez junto aos venezuelanos que começavam a migrar para aquele estado.

“Nossa participação neste evento tem a ver com um propósito maior, que é o de buscar o ideal de que todo refugiado ou imigrante seja enxergado como uma pessoa. Rótulos do passaporte não importam quando a gente enxerga um ser humano diante de nós, com toda a grandeza e ao mesmo tempo, com toda a fragilidade intrínsecas”, define.

Segundo Clara, esse tema estará cada dia mais no contexto brasileiro: “Nós acreditamos que é possível  conquistar esse novo olhar sobre os imigrantes em nosso país”.

Objetivos

A mesa redonda faz parte das atividades atribuídas à Rede de Capacitação de Refugiados Imigrantes, coletivo de órgãos públicos, ONGs e representantes da sociedade civil. Sua finalidade é fomentar discussões em direção a políticas públicas para integração social, bem como meios de sobrevivência em relação a refugiados no Brasil.

SOBRE A FRATERNIDADE – FEDERAÇÃO HUMANITÁRIA INTERNACIONAL

Fundada em 1990 e sediada em Carmo da Cachoeira (MG), a Fraternidade é uma rede global de caráter filosófico, cultural, humanitário, ambiental e beneficente, com mais de 60 mil voluntários espalhados pelo  mundo que trabalham pela propagação da paz. Congrega 21 associações civis, nacionais e internacionais, com grupos coligados que atuam em 18 países. Entre suas principais atividades estão missões humanitárias em situações críticas em diversas regiões do mundo, com missões realizadas em países como Uruguai, Etiópia, Cone Sul, Turquia, Quênia, Congo e Nepal, além das missões no sertão do Brasil. As principais missões da Fraternidade em andamento ocorrem em Roraima desde 2016, e na Colombia desde junho 2019, ambas em apoio a  centenas de refugiados que chegam diariamente da Venezuela. As missões são realizadas pela FMHI – Missões Humanitárias Internacionais, divisão da FFHI. De ação independente e neutra, a Fraternidade atua sem vínculos políticos ou econômicos e é não-sectária, acolhendo todos os credos, culturas e religiões. Todas as atividades são financiadas por doações.

Na web:
Fraternidade
https://www.fraterinternacional.org/
Doações:
https://doeparafraternidade.org/

INFORMAÇÕES PARA JORNALISTAS:
Renata Garcia +55 11 93355-2472
imprensa@fraterinternacional.org