Com base no impulso “É necessário nascer do Espírito”, realizou-se no Centro Mariano do Espírito Santo, localizado em Córdoba, Argentina, a segunda peregrinação jovem aos Centros Marianos (a primeira foi realizada ao Centro Mariano de Figueira).
Aproximadamente 20 jovens de diferentes partes da Argentina e do Brasil foram se congregando sob o espírito de paz e irmandade, para compartilhar três belos dias, de 26 a 28 de outubro de 2018, cheios de impulsos internos e experiências, que aconteciam a partir das atividades propostas.
A chegada ao Centro Mariano
O encontro começou no dia 26 (sexta-feira) à tarde, quando Frei Thomas (da Ordem Graça Misericórdia e coordenador da Campanha da Juventude pela Paz) compartilhou com todos os presentes, de uma forma simples, mas verdadeira, o porquê de se levarem adiante esses encontros, a proposta para a peregrinação e o trabalho interno que se desenvolveria com cada pessoa ali presente. Apresentou-se, então, a reflexão que acompanha todo o encontro, baseada no diálogo de Jesus com Nicodemos, presente no Evangelho.
Em seguida, celebrou-se a Comunhão Ecumênica e Reparadora com Cristo, dando-se início a estas Jornadas pela Paz.
Em busca do Lugar Sagrado
No dia 27 (sábado), como símbolo de ascensão, realizou-se uma caminhada ao morro “El Pajarillo”, onde cada jovem pôde experimentar o silêncio, o contato com a Mãe Natureza, a colaboração e a transcendência.
Uma vez no topo, cada um foi convidado a ficar só e em silêncio, fazendo uma síntese interna da subida e, em seguida, se compartilhou a Comunhão Ecumênica.
Depois que o grupo desceu o morro, as pessoas oraram um Mistério do Rosário por todos os jovens do mundo, por intermédio da transmissão pela internet, que se realiza todos os sábados, às 5h da tarde.
Após o jantar, realizou-se a conclusão do dia com uma sintonia ao entardecer sob uma nogueira, em união com o Cristo Universal.
O encontro com Cristo no Templo Interior
No dia seguinte (28/10, domingo), depois de compartilharem o desjejum, os jovens refletiram, individualmente, nos espaços do Centro Mariano, a respeito dos impulsos recebidos durante esses dias.
No meio da manhã, reuniram-se todos para trocar experiências, conclusões, dúvidas e sentimentos internos. A energia que mais esteve presente em cada irmão foi a gratidão.
Ao meio-dia, realizou-se a Comunhão Ecumênica, como fechamento do encontro, e, selando tudo o que tinha sido vivido por eles juntos, finalizou-se a peregrinação dos três dias com abraços de paz.
A proposta que ficou pulsando no coração de cada jovem foi a de que seguissem unidos, convidando-se todos a participar das missões de serviço, dos Festivais da Juventude e de todas as ofertas que fazem parte da Campanha da Juventude pela Paz.
Os jovens também foram inspirados pela proposta de encontrar um refúgio para cada alma e convidar outros jovens, para que possam vivenciar tudo o que cada um experimentou e recebeu como semente de luz nesses dias.