A Campanha da Juventude pela Paz começou a desenvolver outra proposta para os jovens que vivem processos de busca espiritual: as Peregrinações Jovens aos Centros Marianos. A primeira experiência foi realizada no Centro Mariano de Figueira, sul de Minas Gerais, Brasil, no fim de semana do dia 8 a 10 de junho.

Cerca de setenta jovens provenientes de diversas cidades do Brasil e das Comunidades-Luz se reuniram em torno de um tema central de reflexão: a Parábola do Bom Samaritano.

Pontos Sagrados

No sábado eles tiveram a oportunidade de percorrer pontos sagrados como a Colina das Aparições, no Centro Mariano de Figueira, a Casa Imaculada Paz, a Ermida do Cristo Glorificado, a Fonte de São José, a Cruz Azul de Emmanuel, o Campanário e o Portal da Paz.

Serviço

Refeitório

Posteriormente se deslocaram até a cidade de Carmo da Cachoeira, a quinze minutos de distância, onde desenvolveram diversos serviços como visitas de oração à casas de família, atendimento à animais no Sítio dos Reinos da Casa Luz da Colina, distribuição de roupas no Galpão de São José (depósito atendido pelos missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional) e visita aos internos do Asilo São Vicente de Paula. Ao meio-dia compartilharam um almoço grupal no refeitório comunitário da Casa Luz da Colina.

Ampliação da consciência

À tarde participaram da Oração pela Paz dos Jovens no Mundo, exercício espiritual transmitido pelo Youtube e que uniu jovens de vários países. Depois assistiram a partilha de Frei Luciano, monge da Ordem Graça Misericórdia (OGM), na Comunidade Luz-Figueira, com o tema “O Jovem da Paz”. Durante a partilha, o instrutor realizou reflexões sobre a ampliação da consciência da juventude.

Comunhão Ecumênica

Ermida do Cristo Glorificado

No domingo as atividades começaram bem cedo. Às cinco e meia da manhã, os participantes subiram a Colina das Aparições para realizar uma sintonia espiritual ao nascer do sol, e em seguida compartilharam o desjejum ao ar livre, uma reflexão grupal sobre a Parábola do Bom Samaritano e finalmente a comunhão ecumênica.

“Em quase dois anos de vigência, a Campanha da Juventude pela Paz conseguiu reunir um grupo numeroso de jovens que, impulsionados pela sede de reencontro com seu mundo interior, estão desenvolvendo diversas propostas para atrair mais jovens, dentro de uma perspectiva espiritual evolutiva”, comentou Frei Thomas, monge da OGM que acompanha as iniciativas juvenis.

Testemunhos

“Percebi a peregrinação como uma forma de união entre os participantes para orar juntos pelos demais jovens e pelo planeta. Para mim representa a possibilidade de fazer algo diferente, de conhecer uma Comunidade-Luz, de participar de suas atividades diárias, conhecer culturas diferentes, pessoas diferentes. Também sinto como uma preparação para futuros pedidos dos Mensageiros Divinos”, disse Mariana Padilha Batista, jovem de Florianópolis, Santa Catarina.

Para outra jovem da mesma cidade do sul do Brasil, Jaqueline Martins Osorio, foi uma experiência muito especial “porque me impulsionou a me abrir ao intercâmbio com outros jovens. O que mais me impressionou foi a comunhão ecumênica, onde senti de verdade a presença de Cristo, foi uma experiência pessoal muito forte”.

Gabriela Estrela, de Belo Horizonte, Minas Gerais, destacou que “sentir a energia grupal de todos os jovens participando com fervor, com entrega total, foi uma experiência maravilhosa e inesquecível”.

Outras atividades

Sítio dos Reinos

Além da Peregrinação Juvenil aos Centros Marianos, a Campanha da Juventude pela Paz inclui o Festival da Juventude pela Paz, a Oração pela Paz dos Jovens no Mundo e a Vivência Missionária de Jovens.

Mais informação:
+55 48 99903-8805

campanha@juventudepelapaz.org

https://juventudepelapaz.org/