Jovens aspirantes a missionários participam de  encontro em Teresópolis

Vivências Missionárias são encontros desenvolvidos para quem deseja participar de trabalhos voluntários, importantes e valiosos quando ocorrem situações de crise e emergências que afetam pessoas e comunidades. O primeiro passo nessa direção é proposto dentro de uma vivência missionária, tal como neste encontro. O evento é gratuito, as vagas são limitadas e a próxima edição começa neste sábado, 23/02, no Núcleo de Serviço Crer-Sendo, comunidade na Serra do Capim, em Teresópolis (RJ).

Teresópolis (RJ), 22 de fevereiro de 2019 – Descobrir pessoas predispostas a missões humanitárias em situações emergenciais, com o desprendimento e a dedicação que o trabalho voluntário demanda: esta é a finalidade das Vivências Missionárias, que a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) organiza em suas comunidades em diferentes regiões do Brasil e em outros 18 países.

“As Vivências oferecem a oportunidade de participar de ações similares às que os missionários cumprem quando atendem a crises em alguma parte do mundo. Há uma certa curiosidade sobre esse tipo de envolvimento, mas é preciso ir além do interesse. Vontade e disponibilidade para ajudar ao próximo são qualidades que procuramos,” explica Imer, que é coordenador das Vivências do Núcleo de Serviço Crer-Sendo. No papel de ‘missionário-matriz`, Imer acaba de chegar de Brumadinho e coleciona outras missões importantes dentro do trabalho da FFHI, como por exemplo, no terremoto do Nepal.

Especializada na organização de missões humanitárias, a FFHI envia equipes para locais onde tenha havido crises naturais, ambientais ou resultantes de conflitos. desde a década de 1990. Do terremoto no Nepal, em 2011, a situações críticas na Etiópia, Quênia e Ruanda, ou atendendo a refugiados em fuga do conflito na Síria, a FFHI vem sendo cada vez mais demandada na medida em que o número de ocorrências desta ordem cresce no mundo, inclusive na América Latina.

Desde o final de janeiro, missionários da entidade estão em Brumadinho (MG), prestando atendimento psicológico a vítimas do rompimento da barragem da Vale e apoiando o trabalho de resgate e recuperação de animais atingidos pelo desastre. A FFHI mantém missões permanentes desde 2016 em Roraima, e a partir de 2018 na Colômbia, atendendo a milhares de refugiados venezuelanos. Outra missão permanente segue  em andamento em Carmo da Cachoeira (MG), sede da FFHI, com foco em necessidades dos moradores da região.

‘Teste’ para futuros missionários

A Vivência em Teresópolis utiliza a própria atuação do Núcleo de Serviço Crer-Sendo, uma comunidade ligada à FFHI, como laboratório para os participantes. As demandas na comunidade, da gestão de um lar que cria 55 crianças órfãs como irmãs em uma grande família, ao atendimento a cerca de 600 animais resgatados de maus tratos, abandono ou tragédias ambientais, oferecem situações muito próximas do que um futuro missionário poderá encontrar em situações emergenciais.

O foco da Crer-Sendo nas crianças e nos animais é resultado de situações que impactaram a região. Há cerca de 20 anos, uma creche que acolhia órfãos em situação de risco social seria fechada, até ser acolhida pela comunidade, que também criou um processo de adoção legal. A paternidade das crianças foi assumida por Pama, nome missionário da fundadora da casa. O nome é uma junção das palavras ‘pai’ e ‘mãe’.

O acolhimento a animais perdidos, abandonados ou feridos teve início após fortes chuvas com graves consequências na região, em 2011. Nesse contexto, um episódio marcante foi o acolhimento dos famosos cavalos da Ilha de Paquetá, usados como atrativos para turistas. Ativistas ganharam uma ação contra essa prática e os animais agora estão no Crer-Sendo, não mais como entretenimento, mas vivendo dignamente em ambiente seguro.

Vivências em Teresópolis

Realizados mensalmente desde 2014, os encontros recebem interessados de todas as idades e de diversas partes do Brasil e do mundo. A organização é típica de um ‘workshop’ de campo sobre o que é uma experiência missionária. O objetivo é duplo: atender a anseios dos que desejam participar das diversas iniciativas e missões humanitárias da FFHI e despertar esse interesse entre os que já tomaram conhecimento do trabalho da instituição.

SERVIÇO

Evento:          Vivência Missionária
Local:             Núcleo de Serviço Crer-Sendo, Serra do Capim, Teresópolis (RJ)
Datas:            23 e 24 de fevereiro de 2019
Inscrições:     (021) 9 7435-3083 ou comunicacao@comunidadenovaterra.org

Release FFHI

SOBRE A FRATERNIDADE – FEDERAÇÃO HUMANITÁRIA INTERNACIONAL:

Fundada em 1990 e sediada em Carmo da Cachoeira (MG), a Fraternidade é uma rede global de caráter filosófico, cultural, humanitário, ambiental e beneficente, com mais de 60 mil voluntários espalhados pelo  mundo que trabalham pela propagação da paz. Congrega 21 associações civis, nacionais e internacionais, com grupos coligados que atuam em 18 países. Entre suas principais atividades estão missões humanitárias em situações críticas em diversas regiões do mundo, com missões realizadas em países como Uruguai, Etiópia, Cone Sul, Turquia, Quênia, Congo e Nepal, além das missões no sertão do Brasil. As principais missões da Fraternidade em andamento ocorrem em Roraima desde 2016, e na Colombia desde junho 2019, ambas em apoio a  centenas de refugiados que chegam diariamente da Venezuela. As missões são realizadas pela FMHI – Missões Humanitárias Internacionais, divisão da FFHI. De ação independente e neutra, a Fraternidade atua sem vínculos políticos ou econômicos e é não-sectária, acolhendo todos os credos, culturas e religiões. Todas as atividades são financiadas por doações.

Na web:
Fraternidade
https://www.fraterinternacional.org/
Doações:
https://doeparafraternidade.org/

INFORMAÇÕES PARA JORNALISTAS:
Renata Garcia +55 11 93355-2472
imprensa@fraterinternacional.org