O exercício do trabalho altruísta ajuda o ser humano a elevar a consciência. Cerca de 24 voluntários tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência em dois dias de atividades.

A primeira etapa aconteceu em 12 de julho, quando um grupo com quatro missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), foi até Brumadinho visitar a AMDA – Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente.

Desde o rompimento da barragem de lama da Vale, em 25 de janeiro deste ano, nossas equipes atuaram em várias frentes de apoio e resgate logo após o desastre.

Dessa vez, os missionários foram até Brumadinho para acompanhar de perto os programas de reflorestamento com árvores nativas e ações de prevenção e combate a incêndios florestais desenvolvidos pela AMDA.

De Brumadinho o grupo seguiu para Belo Horizonte e no segundo dia de atividades da Jornada Missionária, vinte jovens aderiram ao esforço coletivo para dar continuidade ao trabalho iniciado na última Jornada missionária há alguns meses atrás.

A tarefa é feita em esquema de mutirões e prevê assistência aos lares em comunidades periféricas da cidade, onde casas de famílias carentes são atendidas.

Os serviços vão desde limpeza de espaços, colocação de telhados, construção de paredes, entre outros. Na última ação, famílias da Vila União e Aglomerado da Serra foram beneficiadas.

Desta vez a comunidade atendida foi a Vila Fazendinha, também no Aglomerado da Serra. Os jovens missionários realizaram a estrutura e revestimento de paredes, construção de varais para roupas e limpeza dos espaços externos de áreas atendidas.

No mesmo dia o grupo foi até a Casa das Crianças, projeto que faz parte de um trabalho realizado por membros do Núcleo-Luz Sagrado Céu, filiado à FFHI.

Desde 2011 a instituição atende crianças e familiares da comunidade e bairros vizinhos, oferecendo várias atividades: grupos de oração; atendimentos psicológicos e odontológicos; aulas de música para crianças e adolescentes; oficinas de costura, contação de história para diversos tipos de público, entre outras tarefas.

A Casa possui ainda um Canto-Coral que se apresenta geralmente duas vezes ao ano, sendo a apresentação de final de ano aberta ao público.

Após um delicioso almoço, os jovens missionários tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra “A necessidade de servir dos jovens”, ministrada por Imer, um dos mais experientes missionários da Fraternidade.

Na sequência houve a apresentação do grupo Canto-Coral da Casa. Tudo foi transmitido pela internet e jovens de várias partes do planeta puderam acompanhar em tempo real.