Após o rompimento da barragem de resíduos de mineração, em janeiro, que afetou o vale do Rio Paraopeba e comunidades da região de Brumadinho, cidade de Minas Gerais, as ações da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais tornaram-se recorrentes na área. Dentre as inúmeras atividades, destacam-se o apoio direto ao suporte logístico para resgate e socorro a animais impactados e atendimento psicológico às vítimas e seus familiares.

Os trabalhos da Frente de Psicologia da Fraternidade em Brumadinho foram iniciados no final de janeiro, apenas cinco dias após o rompimento da barragem a pedido de um líder comunitário local. Apresentado ao Conselho Regional de Psicologia, que orientou sobre as diretrizes na intervenção psicológica na crise em Brumadinho, o atendimento foi iniciado com o diagnóstico sociopsicológico de moradores das comunidades afetadas, como Parque da Cachoeira, Córrego do Feijão, Tejuco e Monte Cristo.

Marianjda, nome espiritual da psicóloga Luzia Serdano, missionária da Fraternidade, diz que muitas pessoas afetadas já começam a reestruturar suas vidas, voltando ao trabalho e dando continuidade à rotina diária. Ela faz essa afirmação após comparar os resultados obtidos ao longo desse período, que mostram esse cenário mais positivo.

Até abril, a Fraternidade fez 236 atendimentos entre familiares das vítimas, bombeiros, equipes de resgate à fauna e funcionários do Hospital de Campanha da Vale. Esse trabalho, sob a coordenação de Marianjda, tem sido desenvolvido por sete psicólogos voluntários da Fraternidade. É previsto que o atendimento seguirá até o mês de agosto; podendo ser prorrogado, a depender da demanda.

Atenção aos animais

No inicio da Missão Humanitária em Brumadinho, os animais de grande porte eram direcionados para uma fazenda, onde a equipe da Fraternidade auxiliava no descarregamento e acomodação. Onde havia lama, o resgate dos animais, tanto domésticos quanto silvestres, era feito exclusivamente pelos bombeiros. Já às margens, era realizado pelo Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e organizações não governamentais autorizadas, porém só na cidade.

Os voluntários da Fraternidade, desde o principio, participam das atividades apenas em áreas afastadas da lama, na chamada zona fria, onde se encontra o Hospital de Campanha da Vale e a própria cidade de Brumadinho, ajudando na logística de recebimento de alimentos e medicamentos, e no suporte aos veterinários. Banhos, passeios, alimentação e medicação também fazem parte da rotina de trabalho da equipe da Fraternidade, bem como auxiliar as pessoas a localizarem seus animais domésticos perdidos. 

 Brumadinho e as Vivências Missionárias

As Vivências Missionárias organizadas pela Fraternidade têm a finalidade de formar pessoas com vocação e vontade de ajudar o próximo, a fim de que estejam treinadas para as missões humanitárias. Nesse treinamento, os participantes experimentam, e aprendem a administrar, as principais situações que podem encontrar em uma missão, desde as mais simples até as mais complexas.

E Brumadinho tem sido um lugar propício para essas instruções, além de toda a ajuda que precisa receber ainda, que é levada também por quem participa desses treinamentos. A primeira Missão da Fraternidade na cidade foi organizada logo após o rompimento da barragem, com uma equipe de 27 pessoas. Desde então, foram organizadas duas Vivências Missionárias em Brumadinho. Na primeira, em abril, participaram 25 pessoas; na segunda, em junho, foram oito.

Essa última também contemplou suporte ao atendimento de animais domésticos hospitalizados, acolhidos após o rompimento da barragem ou por abandono, e também apoio psicológico às famílias das vítimas. Foram 39 atendimentos psicológicos. Segundo Mariandja, uma das atividades com os cães hospitalizados, ainda com histórico de trauma, é bem simples, mas fundamental para a recuperação deles: passear. No hospital, o acesso à luz do sol e ao ar fresco é mais restrito e eles recuperam o ânimo num simples passeio.