Experiência em resgate de animais é mais um braço em defesa da vida em Brumadinho

Habilidades conquistadas socorrendo animais após o rompimento, em 2015, da barragem da mineradora Samarco em Mariana (MG), são fortes aliadas da frente voluntária que agora enfrenta as consequências do desastre ambiental em Brumadinho (MG).

Brumadinho (MG), 08 de fevereiro de 2019 –  Uma equipe de voluntários com ‘know-how’ para enfrentar tragédias como a ocorrida em Brumadinho, começou a trabalhar apenas três dias depois do rompimento da barreira que deixou mais de 120 mortos e pelo menos 260 desaparecidos. São 15 missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, vários com experiência atuando em Mariana, que agora prestam auxílio pontual aos inúmeros grupos de voluntários e profissionais que, segundo as autoridades locais, já resgataram mais de 100 animais.

Com sede em Carmo da Cachoeira (MG), a 180 km de Brumadinho, e décadas de experiência prestando apoio humanitário em situações de crise no Brasil e no mundo, os voluntários da FFHI se organizaram assim que chegaram ao local para participar do acolhimento de animais domésticos e silvestres. O trabalho atende a uma frente quase invisível, organizando a logística de insumos essenciais para o processo de socorro e salvamento dos animais.

“Nossa missão não é de ‘front’, mas de verificar e catalogar as centenas de doações para uso veterinário que chegam aos polos de atendimento. Datas de validade, organização do estoque de gazes, seringas e materiais de primeiros-socorros, implantação do controle desses itens, são ações de pouca visibilidade mas fundamentais para que veterinários e voluntários realizem seu trabalho”, relata Ricardo Baumgartner, coordenador geral operacional das missões humanitárias da FFHI.

Nos primeiros dias após a tragédia de 25 de janeiro, foram angariados mais de 500 kg de ração para cães e centenas de medicamentos para tratar ferimentos e assepsia em procedimentos de primeiros-socorros. Sediada na Estação do Conhecimento, espécie de base da mineradora Vale para as demandas de resgate em Brumadinho, os voluntários da FFHI catalogaram boa parte das doações, utilizadas para auxiliar mais de 100 animais socorridos – a maioria domésticos, mas há também silvestres como quatis e pássaros diversos, além de bovinos e suinos.

“O resgate e amparo às pessoas em Brumadinho é uma demanda muito bem atendida, mas dada a premência da vida humana, nem sempre as pessoas percebem a necessidade de resgate também dos animais. É uma lacuna que preenchemos, em defesa da vida em todos os âmbitos. Presenciamos vários casos de animais sendo sacrificados, por falta de condições técnicas de resgate, mas onde pudermos interferir para salvar os animais flagelados dessa tragédia, assim faremos. Trazemos esse processo das nossas experiências missionárias e mais recentemente, da atuação em Mariana”, concluiu Baumgartner.

Proprietários de animais desparecidos durante a tragédia, ou que necessitam de resgate ou atendimento veterinário, podem recorrer às seguintes opções para atendimento gratuito:

  • Alô Brumadinho  – 0800 285-7000
  • Alô Ferrovias – 0800 821-5000
  • Corpo de Bombeiros 192

Missões FFHI: Roraima, Colômbia, Carmo da Cachoeira

Com a ida para Brumadinho, agora são quatro as missões da FFHI em andamento, prestando atendimento de saúde, alimentação, educação e apoio para a reestruturação de populações impactadas. A Missão Roraima, instituida em 2016, e a Missão Colômbia, iniciada em 2018, são focadas nos refugiados que vêm deixando a Venezuela aos milhares em decorrência da crise no país vizinho. Na cidade-sede da FFHI, Carmo da Cachoeira, o trabalho é dedicado a atender necessidades da população local e da região.

SOBRE A FRATERNIDADE – FEDERAÇÃO HUMANITÁRIA INTERNACIONAL:

Fundada em 1990 e sediada em Carmo da Cachoeira (MG), a Fraternidade é uma rede global de caráter filosófico, cultural, humanitário, ambiental e beneficente, com mais de 60 mil voluntários espalhados pelo  mundo que trabalham pela propagação da paz. Congrega 21 associações civis, nacionais e internacionais, com grupos coligados que atuam em 18 países. Entre suas principais atividades estão missões humanitárias em situações críticas em diversas regiões do mundo, com missões realizadas em países como Uruguai, Etiópia, Cone Sul, Turquia, Quênia, Congo e Nepal, além das missões no sertão do Brasil. As principais missões da Fraternidade em andamento ocorrem em Roraima desde 2016, e na Colombia desde junho 2019, ambas em apoio a  centenas de refugiados que chegam diariamente da Venezuela. As missões são realizadas pela FMHI – Missões Humanitárias Internacionais, divisão da FFHI. De ação independente e neutra, a Fraternidade atua sem vínculos políticos ou econômicos e é não-sectária, acolhendo todos os credos, culturas e religiões. Todas as atividades são financiadas por doações.

Na web:
Fraternidade
https://www.fraterinternacional.org/
Doações:
https://doeparafraternidade.org/

INFORMAÇÕES PARA JORNALISTAS:
Renata Garcia +55 11 93355-2472
imprensa@fraterinternacional.org