Pela primeira vez, a Jornada da Juventude Missionária pela Paz foi realizada em Buenos Aires, Argentina. Ocorreu no fim de semana de 31 de agosto a 2 de setembro de 2018. Participaram voluntários da capital federal e da cidade de Buenos Aires, assim como colaboradores da Rede-Luz Argentina.

Ao longo dos três dias, sentimentos de gratidão e de plenitude impregnaram os corações , tanto dos missionários como das pessoas assistidas, de acordo com os testemunhos colhidos.

A primeira atividade se desenvolveu no refeitório “Copo de Leite”, localizado em um bairro humilde da cidade de Merlo, zona oeste da Grande Buenos Aires.

Ali, por horas durante a manhã, o grupo realizou algumas reparações, podou árvores, escavou buracos para a colocação de postes e montou um corrimão para melhorar o acesso das crianças ao lugar. Também pintou os bancos e as mesas do refeitório, assim como uma parede externa.

Com os idosos

Durante a tarde, os voluntários visitaram o Lar de Idosos “San Jorge”, localizado na cidade de Lanús, Grande Buenos Aires, onde compartilharam algumas horas com os nove idosos que vivem no local. Levaram alguns presentes, como lenços e camisolas para as mulheres, e cachecóis para os homens. Também celebraram entre todos o aniversário de um dos jovens missionários, com doces e tortas.

“Fiquei com o sorriso e o agradecimento que vi nos olhos dessas pessoas da terceira idade, que às vezes deixamos de lado, por não querer entendê-las. Dedicar um tempo a elas, escutá-las e dar-lhes um abraço foi algo único”, destacou Matías Matheou, um dos jovens.

“Tive a oportunidade de me aproximar pela primeira vez de um centro de idosos, fiquei contente em poder ajudar às pessoas que estavam ali e que necessitavam justamente de acompanhamento”, comentou de sua parte Maximiliano Muro.

Reino Animal

No sábado, os missionários prestaram assistência ao Paraíso dos Animais, um abrigo que alberga 700 exemplares de diferentes espécies, na localidade de General Rodríguez, província de Buenos Aires. “Passamos um tempo maravilhoso em contato com a natureza. O sol nos acompanhou nesse dia, pudemos nos sentar para almoçar, sob a copa de três árvores centenárias de cânfora”, descreveu Viviana Walsh.

Os jovens pintaram uma casa para os gatos e uns dormitórios, construíram o piso para o abrigo dos pavões reais e repararam várias lonas de meia-sombra que estavam rasgadas.

“Ali convivem, em perfeita harmonia, cavalos que puxavam carros, cachorros atropelados, gatos famintos, pavões reais apreendidos de seus donos por ordem judicial, vacas, touros, coelhos, cabras, ovelhas e patos. Também há aves exóticas, galinhas, galos, coelhos e capivaras”, pontuou Maria Constanza Bibiloni.

Em busca de padrinhos

O abrigo foi fundado há 44 anos e neste momento seus idealizadores, duas irmãs e o esposo de uma delas, enfrentam sérias dificuldades econômicas para seguir sustentando o empreendimento de amor ao Reino Animal, motivo pelo qual estão em busca de pessoas que queiram assumir o patrocínio de um ou mais animais que estão ali refugiados. Também está sem concluir um hospital veterinário ,que começou a ser construído no prédio.

Cada um dos animais tem um nome e recebe todos os dia o carinho e o amor de seus cuidadores. O lugar, apesar das limitações financeiras que tem, não lucra com visitas e tampouco dá os animais para adoção.

Amor inspirador

No domingo pela manhã, os missionários formaram duas frentes de ação para colaborar em  lares das Missionárias da Caridade, dentro da província de Buenos Aires: um está localizado na cidade de Beccar e o outro, na localidade de Benavídez, cerca de 765 quilômetros da primeira.

O grupo que foi a Beccar ajudou na casa “Don de Maria”, que abriga mulheres com deficiência, e no refeitório para pobres atendido pelo mesmo grupo de religiosas na vila La Cava. Ali ajudaram a cozinhar, limpar e dar alimento a uma centena de pessoas, aproximadamente.

Enquanto isso, em Benavidez, o outro grupo de missionários visitou enfermos terminais de AIDS, acolhidos no Lar Betânia.

Durante a tarde, a experiência missionária foi concluída com uma aula de Primeiros Socorros e RCP (Reanimação Cardiopulmonar), que foi dada por uma médica da área de emergências no Hospital Alvarez, do bairro de Flores, na capital federal.

“O amor com que as pessoas encarregadas dos lugares visitados fazem suas tarefas é inspirador e nos enche de energia, é muito gratificante. Saio com muita vontade de seguir participando e aprendendo”, disse Anahí Fernández.

“Pude estar no refeitório, no lar de idosos e no abrigo de animais.A experiência me tocou o coração”, sintetizou Santiago Artacho Bendoiro.

Para obter informação sobre próximas vivências da Juventude Missionária em Buenos Aires, contate:

Celular: +54 9 11 6156-9592

E-mail: vivencia.missionaria.bsas@gmail.com