Ao vivo e online, evento em MG vai reunir jovens do mundo pela paz 

Utopias parecem mais tangíveis quando milhares se unem em torno do mesmo objetivo. Esse é o efeito pretendido pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) ao organizar o 1º Encontro Mundial da Juventude Missionária pela Paz.

Carmo da Cachoeira (MG), 25 de abril de 2019 – Jovens de todas as partes do mundo estão sendo convidados para participar ou interagir, em pessoa ou via redes digitais, de um evento pioneiro desenhado para avançar na direção da utópica paz mundial. Trata-se do 1º Encontro Mundial da Juventude Missionária pela Paz, que realiza-se nos dias 27 e 28 de abril na Comunidade Figueira, em Carmo da Cachoeira (MG).

A convocação para que jovens participem presencialmente é mundial, mas para os que não puderem chegar ao município mineiro, o evento será transmitido online em três línguas – inglês, espanhol e português. O acesso é livre para cadastrados – todos os inscritos vão receber a senha por e-mail um dia antes do encontro.

“A intenção desta iniciativa é elevar a consciência da humanidade, fortalecendo princípios e valores como unidade, solidariedade, compaixão e amor. Os jovens têm essa energia e são capazes de multiplicar esse ideal porque ele faz parte da juventude”, explica o missionário Imer, um dos integrantes da equipe que organiza o evento.

Além de despertar as almas missionárias para que assumam sua tarefa de ajudar e assistir ao próximo e aos reinos da natureza, os objetivos da iniciativa incluem a consolidação dos grupos que formam a Juventude Missionária pela Paz, atuantes em diversos países. Será uma oportunidade para congregar aqueles que já participaram de alguma experiência missionária e impulsionar mundialmente a expansão desse tipo de ação, aprimorando o que já é conhecido como Rede Missionária Planetária.

“A proposta é reunir, seja presencialmente ou à distância por meio das transmissões ao vivo, jovens em torno de temas importantes neste novo ciclo, gestando uma experiência viva que seja capaz de ampliar a consciência dos participantes para as necessidades urgentes do planeta”, conclui Imer.

As inscrições para quem deseja participar presencialmente ou à distância já estão abertas. Para os participantes online, será disponibilizado um ‘chat’ para envio de perguntas e comentários. As transmissões serão realizadas nos dois dias do evento, das 14:00 hs às 18:00 hs, horário local.

  • COMO SE INSCREVER
  • Para acompanhar o evento em Carmo da Cachoeira:

-Na sede da FFHI: Rua Presidente Antonio Carlos, 400 – Carmo da Cachoeira, MG – 37225-000

-Pela web – www.fraterinternacional.org/encontro-mundial-juventude-missionaria

-Por telefone – (035) 3225-1233 ou (35) 9 9914-1200

-Por e-mail – secretaria@fraterinternacional.org

  • Para acompanhar online:

-Inscrições – www.fraterinternacional.org/encontro-mundial-juventude-missionaria

-Em português – www.fraterinternacional.org/transmissaoaovivo

-En español – www.fraterinternacional.org/transmisionenvivo

-In English – www.fraterinternacional.org/livestreaming]

PROGRAMAÇÃO – 1º ENCONTRO MUNDIAL DA JUVENTUDE MISSIONÁRIA PELA PAZ

Sábado – 27/04

  • 08:00 às 12:00 hs -Recepção dos participantes e acomodação nas áreas de hospedagem
  • 12:00 às 13:30 hs- Almoço – Participantes poderão ajudar no preparo dos alimentos de forma colaborativa
  • 14:00 hs (início da transmissão ao vivo)

-Abertura – Boas Vindas

-Apresentação da programação

-Apresentação do vídeo do encontro

  • 15:00 hs-Lançamento da Academia Missionária-Conteúdo programático – preparo para atendimento em emergências humanitárias, naturais ou catástrofes
  • 16:00 hs-Missões Humanitárias da FFHI
    – Missões pontuais e permanentes, regionais e globais
    – Relatos de experiências nas Missões de Roraima, Carmo da Cachoeira e Brumadinho entre outras
    – Apresentação de uma situação ao vivo, direto de Roraima
    – Relacionamento da FFHI com outras instituições de ajuda humanitária
  • 18:00 hs (final da transmissão ao vivo)

-Pausa para o jantar

  • 20:00 hs-Caminhada Noturna até a colina para orações -A importância da oração para sustentação da missão
  • 22:00 hs-Recolhimento

Domingo – 28/04

  • 08:00 às 11:00 hs
    -Oração seguida de atividades práticas
    -Mutirão em local da Comunidade Figueira a ser definido
    -Harmonização do Bosque da Vigília e limpeza de um córrego
  • 12:00 hs – Almoço – Participantes poderão participar da arrumação das mesas, servir alimentos, lavar a louça e limpar o refeitório
  • 14:00 hs (início da transmissão ao vivo)
    – Atividades de serviços nas Missões
    -Descrição de atividades e serviços que foram e são realizados nas Missões
    -Videos sobre: coordenação de campo, auxiliar de saúde, logística e administração entre outras funções essenciais nas Missões
  • 15:00 hs -Lançamento do livro “Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais”. De Ana Regina Nogueira, a obra apresenta relatos sobre Missões realizadas pela FFHI no Brasil e no mundo entre 2011 e 2018
  • 17:00 hs -Encerramento
    -Apresentação da síntese do encontro
    -Vídeo com resumo das atividades desenvolvidas nos dois dias
    -Perguntas e convite para participação do Módulo Introdutório da Academia Missionária
    -Apresentação do calendário e datas das próximas atividades

18:00 hs (final da transmissão ao vivo)

SOBRE A FRATERNIDADE – FEDERAÇÃO HUMANITÁRIA INTERNACIONAL:

Fundada em 1990 e sediada em Carmo da Cachoeira (MG), a Fraternidade é uma rede global de caráter filosófico, cultural, humanitário, ambiental e beneficente, com mais de 60 mil voluntários espalhados pelo  mundo que trabalham pela propagação da paz. Congrega 21 associações civis, nacionais e internacionais, com grupos coligados que atuam em 18 países. Entre suas principais atividades estão missões humanitárias em situações críticas em diversas regiões do mundo, com missões realizadas em países como Uruguai, Etiópia, Cone Sul, Turquia, Quênia, Congo e Nepal, além das missões no sertão do Brasil. As principais missões da Fraternidade em andamento ocorrem em Roraima desde 2016, e na Colombia desde junho 2019, ambas em apoio a  centenas de refugiados que chegam diariamente da Venezuela. As missões são realizadas pela FMHI – Missões Humanitárias Internacionais, divisão da FFHI. De ação independente e neutra, a Fraternidade atua sem vínculos políticos ou econômicos e é não-sectária, acolhendo todos os credos, culturas e religiões. Todas as atividades são financiadas por doações.

Na web:
Fraternidade
https://www.fraterinternacional.org/
Doações:
https://doeparafraternidade.org/

INFORMAÇÕES PARA JORNALISTAS:
Renata Garcia +55 11 93355-2472
imprensa@fraterinternacional.org