A Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) e a Irdin Editora estão lançando a primeira edição em inglês e espanhol e a segunda edição em português do Livro Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais, escrito por Ana Regina Nogueira.

O livro relata a história das missões humanitárias realizadas por voluntários da Fraternidade – Humanitária (FFHI), entre 2011 e 2018, no Brasil e em mais 16 países da África, América Latina, Ásia, Europa e Oriente Médio, somando 23 missões nacionais e internacionais. Estas missões representaram um passo além em uma história que começou em 1987, pois desde a origem do trabalho desta instituição os seus integrantes vêm se dedicando a desenvolver atividades de serviço

Nessa longa trajetória de amor, solidariedade e serviço abnegado, os voluntários da Fraternidade – Humanitária (FFHI) foram se adaptando, amadurecendo e aperfeiçoando a partir de cada experiência vivida, como no terremoto no Nepal, em 2011, no acolhimento aos refugiados da guerra na Síria, em 2015 e no atendimento aos milhares de migrantes venezuelanos, indígenas e não indígenas, que chegam ao Brasil e à Colômbia desde 2016, entre tantas outras.

Livro: Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais

Baixe o livro em pdf Adquira o livro

A narrativa do livro encerra no ano de 2018, mas as missões humanitárias realizadas pela Fraternidade – Humanitária (FFHI) prosseguem até os dias de hoje, nos cinco abrigos geridos pela instituição no estado de Roraima e no Alojamento de Trânsito na cidade de Manaus, localizados na região amazônica brasileira, que acolhem mais de dois mil migrantes e refugiados venezuelanos.

A Fraternidade – Humanitária (FFHI) iniciou sua ação em Roraima em novembro de 2016, na mesma linha que vinha desenvolvendo até então, atuando nas ruas para mitigar o sofrimento dos mais necessitados, norteada pela boa vontade e pelo resgate da dignidade humana, e buscando aplicar os melhores protocolos internacionais de respostas humanitárias. Em meados de 2017, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) propôs à Fraternidade – Humanitária (FFHI) uma parceria que representa uma ampliação na sua forma de atuação.

A partir de então, outras parcerias com outras organizações foram sendo estabelecidas e colaboraram para o amadurecimento do trabalho institucional da Fraternidade – Humanitária (FFHI). Entre outros, podemos citar o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), as Embaixadas do Canadá e dos EUA, Bethany Cristhian Services, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e as Forças Armadas por meio da Operação Acolhida. Esta Operação é desenvolvida pelo Governo Brasileiro, através do Ministério da Cidadania e Ministério da Defesa, para atendimento da crise humanitária no Norte do Brasil, e em conjunto com as demais agências vem desenvolvendo a terceira etapa desta resposta humanitária, conhecida como “interiorização”, que é a criação de oportunidades para que os refugiados encontrem meios de reconstruir suas vidas em outros estados do Brasil.

Saiba mais sobre a Missão Roraima

Parte destas parcerias foram estabelecidas em outras respostas humanitárias, levadas a cabo pela Fraternidade – Humanitária (FFHI) depois do livro ter sido publicado, no início de 2019. Uma delas através da sua filiada que atua na Colômbia, Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais, em resposta à mesma crise migratória venezuelana, desenvolvendo um trabalho educacional com crianças e famílias e compondo o Grupo Interagencial para Fluxos Migratórios Mistos (GIFMM). Também respondemos prontamente ao desastre ambiental de larga escala acontecido em Brumadinho – Minas Gerais, com o rompimento de uma barragem de mineradora, onde prestamos auxílio veterinário aos animais e atendimento psicológico às famílias atingidas, atividade desenvolvida mensalmente, desde janeiro de 2019 até março de 2020 – trabalho que foi interrompido pela pandemia do coronavírus.

Saiba mais sobre a Missão Colômbia

Saiba mais sobre a Missão Brumadinho

Este amadurecimento, que vem desde as ações relativamente independentes desenvolvidas ao longo dos mais de 33 anos de história, passa pelas ações pontuais para ajuda humanitária ou emergências ambientais, e se consolida com as ações permanentes e as parcerias institucionais, levou a instituição a buscar se especializar na resposta humanitária e a encontrar a sua área de atuação mais efetiva.

A experiência com o Projeto de Educação “O Bem Comum”, criado pelos seus voluntários atuantes na resposta humanitária de Roraima para atender aproximadamente 3000 crianças em 10 abrigos, numa parceria com o UNICEF, e depois expandido para Manaus e Colômbia, levou à busca por formação na área da educação e a uma aproximação com a instituição Pedagogia da Emergência. Desta aproximação surgiu o Seminário de Educação em Situações de Emergência e Respostas Humanitárias, que foi realizado na Sede da Fraternidade – Humanitária (FFHI) e contou com especialistas de várias organizações.

Como fruto deste Seminário, a instituição conheceu o Manual Esfera, que estabelece os padrões mínimos para uma resposta humanitária. Surgido após o genocídio de Ruanda, no qual se detectou, devido à pouca efetividade da resposta, a necessidade de somar esforços e coordenar ações entre as diferentes organizações humanitárias, o Manual foi publicado pela primeira vez em 1998. Como já está na sua quarta edição, mas ainda não contava com uma versão em português, a Fraternidade – Humanitária (FFHI) entrou em contato com a equipe Esfera em Genebra e está traduzindo o Manual para este idioma, de forma totalmente voluntária. Este trabalho está em andamento e tem previsão de lançamento para agosto deste ano pela Irdin Editora, uma das filiadas da Fraternidade – Humanitária (FFHI).

Como aprofundamento desta nova parceria, a Fraternidade – Humanitária (FFHI) tornou-se um ponto focal do Manual Esfera no Brasil, o que lhe confere a responsabilidade de ampliar a difusão do Manual, que a partir da nova tradução, poderá ser feita não só no Brasil, mas também em outros países de língua portuguesa.  Também lhe confere a responsabilidade de zelar pela aplicabilidade dos padrões internacionais de resposta humanitária no país, o que aponta para outra área de atuação que chega como fruto do amadurecimento de toda uma história de serviço abnegado.

Empreendendo os primeiros esforços como ponto focal do Manual Esfera, a Fraternidade – Humanitária (FFHI) vem realizando uma formação de seus voluntários – missionários e colaboradores globais. A formação é ministrada por seus missionários matrizes, em coordenação simultânea e virtual do Brasil e sua filiada de Portugal.  Baseia-se no Manual Esfera e é complementada com sua vasta experiência de campo. Com apoio de material didático fornecido pela equipe Esfera, a formação conta com quase mil participantes da Fraternidade – Humanitária (FFHI), em 13 países.

Para o gestor geral da Fraternidade – Humanitária (FFHI), Frei Luciano, ao longo de todos esses anos a instituição foi se aperfeiçoando em suas ações na resposta humanitária, as quais “expressam seus valores éticos, de cuidado com os Reinos da Natureza, o despertar para a fraternidade, o bem comum, e o alívio do sofrimento imediato em situações emergenciais”.

A Fraternidade – Humanitária (FFHI) reúne 22 associações civis nacionais e internacionais que, com grupos coligados, prestam serviços voluntariamente, de forma independente e neutra. Acolhe todos os credos, culturas, religiões e não tem vínculos com grupos políticos ou econômicos.

Baixe o livro em pdf