Teve início neste domingo, dia 03 de maio, um novo Ciclo de Formação com os conteúdos abordados no Manual Esfera, que desta vez incluirá membros das Comunidades-Luz, monastérios da Ordem Graça Misericórdia (OGM) e outras filiadas da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI).

O curso terá 8 módulos e também é transmitido online, respeitando as ordens de isolamento social por conta da pandemia de coronavírus.

O objetivo do segundo ciclo da formação é capacitar os membros que atuam de forma permanente no âmbito da Fraternidade – Humanitária (FFHI), tendo em vista as atuais e futuras emergências que possam vir a ocorrer no Brasil e demais localidades em que a organização se encontra presente.

Para Anderson Santiago, missionário matriz na Missão Colômbia, é de extrema importância a capacitação dos que atuam nos trabalhos de assistência humanitária: “sabemos que a capacitação das comunidades e pessoas envolvidas direta ou indiretamente nas respostas humanitárias e demais serviços de cunho social realizados pela Fraternidade – Humanitária (FFHI) será um elemento de prevenção à emergência e, ao mesmo tempo, de melhoria qualitativa naquelas em que já atuamos”, complementa.

O missionário ressalta que muitas vezes as pessoas criam uma noção superficial deste tipo de ação, e o estudo do Manual Esfera pode servir como um “retirar de véus” sobre o que é uma Resposta Humanitária, como ela se estrutura, qual seu propósito, os principais desafios enfrentados de maneira geral nas emergências e os caminhos mais adequados para encontrar as respectivas soluções.

O Manual Esfera é uma iniciativa do Sphere Humanitarian Standards, que busca assegurar a qualidade da assistência humanitária e envolve mais de 450 organizações presentes em cerca de 60 países. Criado em 1997, estabelece uma série de princípios e padrões que devem ser seguidos em respostas humanitárias, e tem por finalidade ser um guia a organizações civis, governamentais, militares e setor privado, que atuam conjuntamente em projetos humanitários na busca de uma sociedade mais justa e digna.

Conheça mais sobre o Manual Esfera clicando aqui