Data: Janeiro de 2019
Local: Brumadinho, Minas Gerais
Inicialmente uma missão pontual de ajuda humanitária após o rompimento da barragem de lama contaminada por resíduos de mineração, que afetou o vale do Rio Paraopeba e comunidades da região, a ação tornou-se recorrente e é repetida a cada 15 dias. Centrados na cidade de Brumadinho e na região do Córrego do Feijão, os missionários permaneceram ao longo de um mês no local, imediatamente após o desastre e puderam apoiar diretamente o suporte logístico para o resgate e atendimento dos animais impactados pela situação, além do apoio psicológico às vítimas do desastre ambiental e seus familiares. Atualmente, passada a fase do resgate propriamente dito, a Fraternidade prossegue com o acompanhamento dos atendimentos psicológicos.
Atividades:
- Assistência psicológica com equipe de profissionais às famílias das vítimas por meio de visitas domiciliares, e às equipes profissionais de atendimento de emergência.
- Organização e cadastramento de voluntários.
- Resposta imediata à situação de emergência na organização e logística no setor de resgate de fauna, incluindo cadastramento e registro de animais, implantação e controle de estoques de medicamentos, alimentação e insumos veterinários.
- Assistência na montagem do hospital veterinário do Córrego do Feijão e da fazenda de acolhimento de animais resgatados em Brumadinho.
- Tratamento e cuidados para a fauna da região.