Presente em inúmeros países e composta por servidores abnegados, devotos, orantes e pacificadores, a Rede-Luz, que integra a Fraternidade Federação Humanitária Internacional (FFHI), tem se mantido em intensa atividade durante toda a pandemia.

Rede-Luz

Apesar de todos terem suas vidas impactadas de alguma forma, num acontecimento que desafia a todos, a Rede-Luz não deixou de pensar na necessidade daqueles que foram mais atingidos, que estão passando por situações bem difíceis neste momento.

 Os grupos se reinventaram para prosseguir atuando em inúmeras tarefas. Mesmo aqueles que estão restritos, em função de pertencerem a grupos de risco, conseguem, com resiliência e criatividade, buscar meios de ajudar os que mais necessitam.

As tarefas reformuladas

Organizados por meio de reuniões virtuais, os grupos conseguem levantar vários recursos para prestar ajuda financeira a instituições, a famílias carentes, e a trabalhadores que perderam seus empregos, bem como efetuar doação de roupas, calçados, alimentos, máscaras, fraldas, cobertores, produtos de higiene e até materiais de construção.

 

Cuidados especiais são oferecidos a moradores de rua que passaram a ser acolhidos em abrigos de algumas cidades. Inclusive, há colaboradores ofertados como voluntários em um espaço aberto por uma pastoral, onde prestam acolhimento, oferecem alimentação, higienização, e até providenciam documentos.

Por meio de encontros virtuais, também, está sendo oferecido apoio terapêutico a pessoas com angústia, ansiedade, depressão ou medo.

Em alguns locais em que foi observado o aumento do número de cães e gatos abandonados, são realizadas campanhas para cuidados e castrações, sendo que há colaboradores que contribuem passando a abrigá-los em suas casas.

Impossibilitados de estarem pessoalmente na ajuda contínua que concedem a uma maternidade, os integrantes de um dos grupos passaram a confeccionar enxovais para os recém-nascidos e roupas e cobertores para outras crianças.

As tarefas inusitadas

Entre as formas inusitadas de ajuda está a formação de grupos virtuais para diversos cursos: de confecção de máscaras, de tricô e crochê, de artesanato e para a montagem e manutenção de hortas caseiras como incentivo à sustentabilidade.

Também de forma virtual, um dos grupos oferece a peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Com os animais, destaca-se o trabalho de um grupo que assumiu um canil que foi abandonado com quarenta e cinco cães. Seus membros passaram a cuidar de toda a estrutura, da alimentação, da limpeza, sempre observando as recomendações preventivas indicadas pelos órgãos oficiais.

Cuidados especiais também são oferecidos a idosos, fazendo as compras de supermercado, cuidando de seus animais de estimação, ou mesmo dando atenção rotineira por contatos telefônicos para amenizar a solidão imposta pelo isolamento.

A oração, o ensinamento e a prática

Rede-Luz

A oração, esteio que sustenta todo esse trabalho e que é, em si mesma, um serviço, compõe também uma forma de ajuda, pois pessoas acometidas pela doença ou com familiares doentes solicitam orientações e sugestões para o estabelecimento de uma vida orante e recebem amorosa atenção.

No ensinamento que os grupos de trabalho receberam ao longo dos anos, está dito que “a partir dos níveis internos da vida somos preparados para nos doar plenamente ao serviço, tendo como base a oração, a busca espiritual e a caridade verdadeira”.

Rede-LuzEnsinamento ora colocado em prática, com prontidão e maestria, diante da crise que se instaurou, como bem sintetiza a gestora da Rede-Luz, Madre Maria Cleonice, monja da Ordem Graça Misericórdia: “Este grupo que compõe a Rede-Luz Planetária é alimentado pela disposição fundamental de sempre responder com prontidão às situações planetárias e humanas, pois está reconhecendo que somente quando a necessidade do próximo transcende as próprias é que se pode compreender um pouco a essência do verdadeiro amor que se veio aprender neste mundo.”

 

Acompanhe algumas matérias de ações da Rede-Luz Planetária: