Rede-Luz Porto Alegre, em parceria com o Instituto Porto-Alegrense de Arte e Educação (IPDAE), fez a doação de 50 cestas básicas, 100 cobertores, 30 kg de erva mate, 100 kg de farinhas de trigo, mandioca e milho; além de kits de higiene, roupas e calçados a membros da Aldeia Anhenteguá – Comunidade Mbyá Guarani.

Comunidade Mbyá Guarani recebe doações da Rede-Luz Porto Alegre

Localizada nas imediações da Lomba do Pinheiro, zona sul de Porto Alegre, a aldeia da etnia Guarani é vizinha do IPDAE, que recebeu o pedido de auxílio da comunidade indígena e acionou a Rede-Luz, reativando a parceria já consolidada entre as duas entidades, desde 2018, para mais uma ação voltada ao bem comum.

A premência de suprir necessidades básicas desta comunidade indígena – sentidas mais fortemente desde que se instalou a questão sanitária e com a aproximação do inverno na Região Sul –, e a possibilidade de interagir com este povo, antiga aspiração do grupo, foram a motivação que impulsionou a sua pronta ação, abrindo os corações e unindo-os numa corrente de fraternidade, silêncio e gratidão.

Para Fátima Flores, diretora do IPDAE, “colaborar com a manutenção desta aldeia é contribuir com a viabilização desse povo que luta, com afinco, para preservar sua cultura, cuja identidade está estritamente ligada à natureza, aos animais, à terra, ao céu, às tradições e, principalmente, a Nhēnderu [Nosso Pai de Todos]”.

 Sandra Calvi, da equipe de coordenação da Rede-Luz Porto Alegre, lembra que há muito tempo tinham o anseio de entrar em contato com a Consciência Indígena, o que ainda não havia acontecido. “O dia marcado para a visita à aldeia iniciou com uma chuva torrencial, que para mim foi simbólica; limpou o caminho a um serviço mais abnegado, mais profundo para a Rede-Luz Porto Alegre.”

Uma experiência única

Depois que descarregaram as doações com o auxílio dos jovens, Sandra diz que o cacique Cirilo pediu a palavra e surpreendeu a todos com sua simplicidade e objetividade: agradeceu a Nhēnderu por ter olhado para sua aldeia e disse que enfrentam um momento muito difícil com esta doença, e que a nossa doação evitaria saídas da aldeia.

Ao se despedir, o grupo foi convidado pelo cacique para passar um dia com eles, tomar chimarrão e fazer trilha na mata, passando pela nascente de água.

Comunidade Mbyá Guarani recebe doações da Rede-Luz Porto Alegre

No sentir de Irineu Strazas, da equipe de coordenação da Rede-Luz Porto Alegre, “o que me chamou a atenção foi a oferta deles, de nos colocar disponível o que têm de mais sagrado, que é a contemplação, a subida às colinas de mata nativa, a possibilidade de percorrermos suas trilhas, onde o cacique se encaminha para o topo e fica em oração. Senti que houve uma entrega”.