Desde maio de 2019, a Rede-Luz Porto Alegre atua junto à APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Porto Alegre/RS, no auxílio à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade.

Rede-Luz Porto Alegre

A instituição tem como principal objetivo a humanização das prisões e desenvolve um método de valorização humana vinculada à espiritualidade para oferecer aos presos condições de ressocialização, através da oferta de cursos supletivos e profissionalizantes, além de trabalho na própria instituição, para evitar a ociosidade.

Ali, os presos são corresponsáveis por sua recuperação e contam com assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica, além do envolvimento da família.

Para a concretização da iniciativa de Aldenize Fin, foi necessário fazer o curso de voluntário da instituição e, atualmente, a Rede-Luz conta com mais duas colaboradoras habilitadas à tarefa – Luíza Telles e Joanna D’Arc.

Todas as quintas à tarde, as três voluntárias reúnem-se com cerca de 18 dos presos, que participam do programa espontaneamente. Nas rodas de conversa são feitas orações e estímulo ao diálogo e à escuta.

Há também um momento reservado para reflexão de temas afins e para a difusão do trabalho realizado pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, por meio da música e das notícias sobre os serviços prestados pelas filiadas, que têm como foco promover a convivência solidária e fraterna entre os seres humanos e com os reinos da natureza.

Rede-Luz Porto Alegre

No mês de dezembro, o grupo arrecadou doações de alimentos, roupas e brinquedos para serem distribuídos às famílias dos recuperandos no Natal, gesto que foi recebido e expressado por eles, no encontro seguinte, com grande alegria e profunda gratidão.

“Sinto que estar com os irmãos privados de liberdade é uma troca constante de amor e compreensão. Somos convidadas internamente a estarmos no lugar do outro para estarmos aptas ao serviço”, compartilha Aldenize.

Para saber como ajudar neste ou em outros projetos voluntários da Rede-Luz em Porto Alegre, entre em contato pelo telefone (51) 98504 0540 ou pelo e-mail redeluzpoa@gmail.com