A Escola Parque Tibetano prioriza uma educação humanizada e viva, que promova uma cultura de paz, com foco em uma formação integral do ser humano. Para cumprir esse propósito, entende ser vital a prática do serviço voluntário para o desenvolvimento pleno e saudável dos estudantes que já se encontram na etapa da adolescência. Acredita-se que, saindo de si para servir quem está próximo, o estudante tem a oportunidade de se preparar para servir com maior responsabilidade e consciência ao planeta, reconhecendo-se já, desde cedo, como parte de um todo muito maior.
Um exemplo de atividade com este objetivo está sendo desenvolvido pelas turmas de 6º e 7º anos junto aos professores. Em uma dinâmica de grupo os estudantes levantaram possíveis ações que gostariam de realizar em um projeto de serviço à população da cidade de Carmo da Cachoeira. Inspirados pela Campanha da Juventude pela Paz, escolheram para o projeto o nome “Juventude pela Paz Júnior”.
Para irmão Efraín, educador que está conduzindo o projeto, este tipo de atividade estimula valores importantes. ”Percebo que os estudantes se envolvem com as situações e com as pessoas e que isso desperta neles valores como caridade, sensibilidade com o outro, empatia e abertura para o novo, o que traz grandes aprendizados e gera crescimento”, comenta.
A primeira visita
A Usina de Triagem e Compostagem de Lixo da cidade, local onde se realiza um trabalho de reciclagem e organização dos resíduos, foi o primeiro lugar a ser visitado. Ali, os funcionários mostraram o funcionamento da seleção, processamento e embalagem dos recicláveis e o destino para os não-recicláveis, despertando a curiosidade dos estudantes, que puderam fazer perguntas sobre o processo.
“Conhecer esse local despertou a admiração das crianças pelo trabalho que ali se realiza. Elas concluíram que a cidade permanece limpa graças a ele e, em gratidão, entregaram uma cesta para os funcionários com cartões de parabéns e frases motivacionais que surgiram das próprias crianças”, contou irmão Efraín.
O segundo local visitado foi a APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que é uma organização filantrópica com a missão de prestar serviços de educação, saúde e assistência social para melhorar a qualidade de vida das pessoas especiais e conscientizar cada vez mais a sociedade.
Na APAE funciona uma escola para crianças especiais e a visita promoveu o encontro dos alunos de ambas as escolas. Foi realizada uma roda de apresentações e um primeiro contato para se conhecerem.
As crianças da Escola Parque Tibetano gostaram tanto da visita que voltaram levando kits dentais de presente, interagindo, aprofundando um pouco mais o vínculo e criando amizades!
“O projeto está só começando, mas está demostrando que, perante a necessidade e as diferenças, surgem nas crianças valores verdadeiros como solidariedade, caridade e fraternidade”, relatou irmão Efraín.
Confira os depoimentos das crianças e professoras envolvidas nesta atividade da Escola Parque Tibetano:
“É bom conhecer um pouco mais do que tem no mundo e conhecer o que acontece com as pessoas, porque tem vezes que a gente fica só no nosso mundinho, não sai para outros lugares e não vê outros modos de vida.” (Abraham – 12 anos -Turma de 6º ano).
“A visita na APAE eu gostei muito, gostei da hora que as crianças foram liberadas para o recreio porque elas saíram correndo e gritando, foi legal. Eu quero voltar lá de novo.” (Maria Clara – 12 anos -Turma de 6º ano).
“Foi legal conhecer como eles reciclam nosso lixo. Eles contaram uma história, contaram que eles acharam no meio das sacolas um hamster vivo, que eles terminaram adotando.” (Arthur – 12 anos -Turma de 6º ano).
“As atividades de projetos sociais têm sido muito especiais para a turma do 6º ano, colaborando para que os jovens realizem ações de transformação no seu entorno e levem essas ações como sementes positivas e transformadoras para fora do ambiente escolar, tornando-se multiplicadores do bem.” (Aline de Castro. Professora do 6º ano).
“O serviço social incentiva e sensibiliza os estudantes a olharem o mundo ao seu redor e descobrirem como podem contribuir e construir o bem com as suas próprias mãos.” (Ana Macedo. Professora do 7º ano)
O encerramento de semestre da escola foi marcado pela visita dos alunos da APAE, que participaram de uma manhã de atividades com o grupo Juventude pela Paz Júnior e com alguns jovens da Comunidade-Luz Figueira, na Escola Parque Tibetano. Todos desfrutaram de uma manhã diferente e divertida, fortalecendo a união e os laços de irmandade.
Sobre a Escola Parque Tibetano
A Escola Parque Tibetano tem, atualmente, 65 estudantes matriculados em turmas do ensino infantil até o fundamental. Não realiza cobrança de mensalidade, sendo sustentada por doações espontâneas e pela organização de eventos realizados pelas famílias. A escola faz parte dos serviços oferecidos pela Casa Luz da Colina, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI).
Você pode apoiar a sustentação da escola! Entre em contato conosco:
(35) 99700-3049 – Joana // (35) 99860-9727 – Simone
Conheça mais: Instagram: @escolaparquetibetano // Facebook: Escola Parque Tibetano
Campanha Juventude pela Paz
Criada em 2016 com o propósito de apoiar a construção de uma cultura de paz no planeta através de encontros de oração e serviço abnegado.
Para conhecer mais sobre a Campanha Juventude pela Paz, acesse: https://juventudepelapaz.org/