Habitualmente já enfrentando dificuldades para sobreviver, com inúmeras necessidades básicas não supridas, muitas comunidades indígenas ficaram ainda mais suscetíveis e desamparadas em decorrência da pandemia mundial instaurada pelo coronavírus.

Conhecendo em profundidade a complexidade da situação por que passam esses seres humanos, grupos da Rede-Luz Planetária, a qual compõe a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), permaneceram firmes e determinados a manter o suporte que já ofereciam.

Rede-Luz Joinville

Um deles, a Rede-Luz de Joinville, unido a diversas entidades da região, presta ajuda a aproximadamente 640 pessoas, além de 70 cães sob os cuidados delas, com a coleta e distribuição de diversos produtos essenciais à sobrevivência, como alimentos,  rações e medicamentos para os cães. No aporte ao Reino Animal, conta com o apoio da Rede-Luz Balneário Camboriú.

Onze aldeias indígenas de Araquari, Barra do Sul, São Francisco do Sul, Garuva e Mafra estão recebendo os alimentos quinzenalmente. “Neste momento de pandemia, atuamos no sentido de minimizar as carências, amenizar o sofrimento e prestar solidariedade a este segmento vulnerável da sociedade”, disse o colaborador Luis Alberto Siqueira.

A ajuda, que já vinha sendo prestada, foi redefinida com outros parâmetros, por meio de articulação virtual com entidades e colaboradores para se obter doações, conseguir transporte, devida higienização e distribuição, sempre observando com rigor as medidas de segurança e prevenção estabelecidas pelos órgãos oficiais de saúde.

Luis Alberto ressalta que todos os produtos ligados à sobrevivência indígena estão sendo levados à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) para serem higienizados e entregues por este órgão às aldeias.

“A tarefa deve prosseguir enquanto houver carência das necessidades básicas de sobrevivência desses povos originários dessas regiões”, afirma o colaborador.

Rede-Luz Paraguai

No mesmo sentido e com a mesma consciência trabalha outro grupo, a Rede-Luz Paraguai, com entrega de alimentos para sete comunidades indígenas do Alto Paraná, denominadas Mbya Guarani e Avá Guarani, na região de Ciudad del Este, fronteira com o Brasil.

A colaboradora Adriana Vallet explica que se trata de uma tarefa contínua que atende cerca de 600 pessoas. “A Rede-Luz Paraguai, com ajuda de colaboradores da Argentina e Brasil, continua com o trabalho iniciado pelos missionários da Fraternidade – Humanitária (FFHI), em 2016”.

Lamentando o fato de que o grupo, em função da pandemia, não pode estar presencialmente nas aldeias, Adriana esclarece que “mesmo com a quarentena, conseguimos manter o envio dos alimentos, pois sabemos que essas comunidades são muito necessitadas, tanto devido à sua extrema pobreza, quanto por não possuírem sua própria terra”.

Iniciativas como essas demonstram que os membros da Rede-Luz são imbuídos de atuar pelo bem comum, por meio da doação, não só de alimentos materiais, mas também de seus corações, para que, por meio do serviço, o amor se estabeleça em todo o planeta, conforme exprime a gestora da Rede-Luz Planetária, Madre Maria Cleonice: “essas ações ajudam a tecer esperança na vida daqueles que sofrem e a gerar um exemplo de determinação e valentia para que este mundo abandone a indiferença e a omissão”.

Acompanhe outras ações da Rede-Luz Planetária junto aos povos indígenas:

Rede-Luz Salta

Rede-Luz Porto Alegre

Rede-Luz Argentina

Rede-Luz Norte da Argentina

Missão Chaco