Com a pandemia do coronavírus (Covid-19), a população em situação de rua está ainda mais vulnerável. Tocados por essa realidade, os integrantes da Rede-Luz Guarujá-SP e da Rede-Luz Santos-SP saíram às ruas para distribuir alimentos e artigos de higiene pessoal a essas pessoas.

Com a doação de cinco caixas de bananas, realizada por um comerciante local, o grupo da Rede-Luz Guarujá conseguiu atender 40 pessoas.

“Sim, ainda há anjos em pessoas que nos visitam e nos oferecem alimento”, disse uma pessoa em situação de rua ao receber bananas de Wanderley Freitas, integrante do grupo Rede-Luz Guarujá.

“Escutamos vários relatos das dificuldades extremas que eles estão passando, pois não conseguem doações, não conseguem vender o material reciclado que recolhem e também não estão recebendo ajuda social”, aponta Wanderley Freitas.

“Estamos vendo o agravamento das condições de subsistência  de muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social nas últimas semanas, e estamos buscando direcionar o nosso olhar também à população de rua”, relata Rosi Freitas, coordenadora da Rede-Luz São Paulo.         

O grupo da Rede-Luz Santos entregou 100 kits com pães, suco, margarinas, bolachas, bananas, sabonetes, papel higiênico e ração animal para os que possuem animais.

Andrea Ferreira, membro da Rede-Luz Santos, destacou que “temos a certeza da importância dessa pequena entrega quando ouvimos frases como: ‘que bom que o coronavírus não parou vocês’ ou ‘essa conversa me alimenta’. Somos gratos por poder realizar essa tarefa tão humilde e sabermos que ao entregar o kit, entregamos esperança em cada sacolinha.”

“Sabemos que essas doações são auxílios temporários. Uma refeição, um cobertor, uma marmita, um pão ou uma fruta podem fornecer alívio para uma noite, mas não cortam o problema pela raizAinda assim procuramos levar um pouco de alívio, mesmo que por um dia, porque por trás de cada rosto, cada olhar, há uma história”, finaliza Rosi Freitas.