Sapatos hospitalares descartáveis transformados em máscaras, saquinhos tipo ‘gelinho’ recheados com álcool gel, garrafas pet com água e detergente, estas foram alternativas encontradas pelos colaboradores do Grupo Só por Amor (SOPA) da Rede-Luz São Paulo, diante das necessidades impostas pela pandemia, para continuarem atendendo a dezenas de pessoas em situação de rua e habitantes de ocupações no centro de São Paulo e no Bairro Brasilândia, que atualmente apresenta o maior número de contágios e mortes pelo COVID-19.

O grupo existe há cinco anos, e chegou a servir, todos os domingos, 300 sopas veganas acompanhadas de pão. Mas com a chegada da pandemia, seguindo as orientações sanitárias e para resguardar a saúde dos colaboradores, que hoje somam 30 membros, passou a distribuir quentinhas e cestas básicas. O trabalho é realizado graças às várias parcerias firmadas ao longo desses anos: Restaurante ToyaVegan, Matilha Cultural, ONG Natureza em Forma, Lanchonete James Cafeteria, Restaurante do Salim, padarias da região e diversas pessoas que se ofertam a esse serviço de amor e doação.

Com dedicação e esforço conseguiram apoiar financeiramente, em duas ocasiões, a Comunidade Lapidar, que trata pessoas que querem sair do álcool e das drogas. Desde o início da pandemia, a Comunidade teve um aumento significativo no número de atendidos e uma diminuição brusca na captação dos recursos financeiros.

“Graças ao amor manifestado por cada membro do grupo, através de suas orações e das generosas doações financeiras, nestes últimos meses conseguimos nos manter presentes em nossa atividade original de apoio às pessoas em situação de rua e ainda ampliá-las enormemente. Pudemos também identificar e apoiar membros do próprio grupo que, diante da situação inesperada, precisavam de ajuda financeira e emprego”, fala com entusiasmo Moysés Tinoco da Fonseca, coordenador do Grupo SOPA.

Mesmo durante o isolamento social, em nome do amor, os membros do grupo se mantêm unidos.