Participantes dos grupos argentinos Rede-Luz de Salta e Rede-Luz de Córdoba, que desenvolvem trabalhos sociais apoiados pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, realizaram várias atividades, recentemente, para apoiar a FUNDAC – Fundación de Ayuda Comunitaria, instituição que se dedica a ajudar comunidades indígenas da etnia Wichi, localizadas na região de Tartagal, em Salta, na fronteira da Argentina com a Bolívia.

Ao serem informados que a FUNDAC precisava de ajuda para levar alimentos e roupas aos indígenas, os coordenadores da Rede-Luz – Claudia del Castillo, de Salta; Mabel Jozami e Marcos Renaudo, de Córdoba – se mobilizaram para conseguir doações e recursos para a aquisição de cestas básicas. Mas parte dos voluntários foi, literalmente, para a cozinha preparar um prato muito saboroso e tradicional em Salta, o locro, cuja comercialização colaborou para a arrecadação de fundos necessários à compra de alimentos.

Segundo os coordenadores, com as atividades desenvolvidas, foi possível arrecadar doações em dinheiro, roupas e calçados.  Todos os recursos foram destinados à compra de 360 quilos de alimentos básicos, distribuídos a três comunidades Wichi das sete que são assistidas pela FUNDAC: El Algarrobo, El Mistol e La Esperanza, que se encontram até dez quilômetros de distância de Tartagal.