missionarios_vivencia_missionaria_nepomuceno_orfanato1a_julho_2016A Vivência Missionária organizada pelos Missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional apresentou na terça-feira passada três oportunidades de serviço: duas foram em Carmo da Cachoeira, estado de Minas Gerais, Brasil (no Galpão de São José e na Casa do Acolhimento) e uma a 40 quilômetros dali, na cidade de Nepomuceno, onde foram atendidos um orfanato e um asilo de idosas. Dessa forma, os 26 participantes do evento em curso se dividiram em três grupos para dar cobertura às frentes de colaboração.

missionarios_vivencia_missionaria_nepomuceno_orfanato2_julho_2016O grupo que foi para Nepomuceno chegou no orfanato de manhã, sendo recebido com muita tagarelice pelas 11 crianças acolhidas ali, assim como pelos responsáveis e funcionários do local. Em seguida foram organizados sub-grupos para desenvolver diversas tarefas: duas voluntárias se encarregaram de acompanhar os pequenos com diferentes atividades recreativas, outros ajudaram na limpeza do lugar e na melhoria das instalações e por fim outros se ofereceram para colaborar na preparação da comida. Dessa maneira, a manhã transcorreu num ambiente de alegre harmonia. Depois do almoço, as crianças ofereceram a seus visitantes várias canções num improvisado coral, despertando aplausos e sorrisos. A visita terminou com abraços e pedidos de parte das crianças para que a mesma se repetisse assim que possível.

missionarios_vivencia_missionaria_nepomuceno_asilo1_julho_2016Depois o grupo foi até o asilo do Grupo das Samaritanas, onde cerca de 40 anciãs passam seus dias numa experiência grupal de mútua solidariedade. Ali, os voluntários da Vivência Missionária desenvolveram serviços de escuta e de compartilhar momentos com as internas. Tiveram ocasião de servir a merenda e orar o Terço da Divina Misericórdia com as anciãs do lugar. Posteriormente se despediram e regressaram a Carmo da Cachoeira.

Enquanto isso, outro grupo realizou diversas tarefas de limpeza, melhoras e organização do Galpão de São José, o local onde os Missionários distribuem a pessoas humildes roupas, calçados, artigos para o lar, brinquedos e outros objetos de doação. Outros participantes dedicaram esse dia a servir na Casa de Acolhimento, lugar destinado a brindar assistência aos sem-teto.

Na Quarta-feira, dia 27, de manhã, um grupo se dedicou a realizar melhoramentos no Centro Mariano de Figueira, onde envernizou a Casa do Guardião. Outro grupo se encarregou de harmonizar a sede do Sítio dos Reinos da Casa Luz da Colina, limpando as diferentes dependências (salas, dormitórios dos animais – cães, gatos e aves – e toda a área externa). Um terceiro grupo prosseguiu com as atenções na Casa do Acolhimento. De tarde, todos assistiram ao estudo de Trigueirinho.