Caminhantes Venezuelanos

Diante da falta de perspectivas e condições mínimas de sobrevivência e segurança na Venezuela, muitas pessoas deixam tudo para trás para buscar um recomeço em outra nação.

A imigração forçada para os países vizinhos cresce a cada dia e a Colômbia é o país mais procurado pelos Venezuelanos. Cerca de 1,4 milhão de refugiados já cruzaram a fronteira, segundo um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Por falta de dinheiro para comprar uma passagem de ônibus, os imigrantes venezuelanos chegam caminhando por estradas perigosas.  A jornada exaustiva é enfrentada por jovens, idosos e crianças que contam com a própria sorte e o apoio de voluntários para superar esse perigoso desafio.

Os caminhantes venezuelanos são obrigados a encarar situações extremas como mudanças bruscas de temperatura e altitude, falta de comida e ferimentos nos pés causados pelo uso de calçados inadequados.

Essa realidade é acompanhada de perto pelos missionários da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) na Colômbia. Em ações conjuntas com outras organizações humanitárias, os Missionários da FMHI auxiliam no preparo de refeições, distribuição de roupas, preparo de curativos e naquilo que for possível ajudar os caminhantes.

Somente em Cúcuta, cidade colombiana na fronteira com a Venezuela, mais de três mil venezuelanos chegam todos os dias.  Muitos entram na Colômbia e seguem para a capital Bogotá, mas a maioria continua a caminhada em busca de oportunidades no Equador, Peru ou outros países mais ao sul do continente.

A fé do povo venezuelano é o maior atributo deles para poder enfrentar essa tragédia naquela nação. Todos os dias nós passávamos pelas estradas e víamos famílias inteiras caminhando. A maioria com os pés machucados e passando fome muitas vezes. Eles dependiam totalmente das pessoas que estavam passando ali”, relata o missionário Tássio Tesser.

O esgotamento físico e emocional torna a viagem traumática para muitos. Uma rede de albergues e bases humanitárias presta atendimento aos caminhantes, mas o número de pessoas é tão grande que nem sempre há espaço para todos e muitos acabam dormindo ao ar livre.

Atualmente a Missão Humanitária Colômbia conta com dez missionários da FMHI. Além do apoio aos caminhantes venezuelanos, os voluntários realizam oficinas semanais de recreação com crianças atendidas pela organização Bethany, localizada na zona sul de Bogotá. Enquanto as crianças participam das atividades com os missionários, os pais recebem orientação psicossocial oferecido pela instituição.