Dezenas de pessoas se voluntariaram para a tarefa de limpeza dos terrenos onde o Núcleo-Luz de Figueira em São Carlos irá construir a Casa de São Lázaro que oferecerá apoio e acolhimento a pacientes em cuidados paliativos.

O mutirão aconteceu no dia 22 de fevereiro em um dia de intenso trabalho para voluntários e membros da Rede-Luz de São Carlos que se ocuparam da limpeza de quatro terrenos, num total de 1.400 metros quadrados, onde serão construídos alas e pavilhões da Casa de São Lázaro.

A Casa será construída próxima ao Núcleo, no bairro Planalto Paraíso, em frente ao Bosque Regynaldo Zavaglia, um parque ecológico criado numa Área de Proteção Ambiental.

Antes de pegar ancinhos, enxadas, facões e roçadeiras para iniciarem as atividades, todos se uniram para estar em um momento de silêncio no bosque.

A coordenadora do Núcleo-Luz, madre Maria Cleonice, disse aos presentes que ”essa primeira incursão foi uma oferta para que a Casa de São Lázaro esteja alicerçada na unidade e fidelidade entre aqueles que se entregam para servir aos que sofrem”.

Também estiveram presentes o gestor geral da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), frei Luciano, a secretária executiva da Fraternidade Humanitária (FFHI), Leda Garcia, e o secretário do Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos, José Galizia Tundisi.

Fernanda Januário, uma das voluntárias, afirmou ser muito importante ter o primeiro contato com o futuro local da Casa de São Lázaro: “o trabalho que fizemos estabeleceu as bases de nossa presença, abrindo caminho para a construção dessa importante obra. Confirmou e fortaleceu a fé de que estamos no caminho certo”.

A voluntária Juliana Leonardi estava feliz e impressionada com a força da solidariedade que sentiu ao participar do mutirão: “é lindo ver esse movimento que leva as almas ao serviço abnegado. Em um momento planetário de caos e falta de otimismo na humanidade é extraordinário esse movimento contrário, com pessoas – de crianças a idosos – doando seu tempo e serviço. Esse tipo de experiência expande nossas consciências e é a verdadeira escola onde aprendemos sobre a fraternidade”.

Marina Cisotto que participou com seu esposo e os dois filhos, Davi e Caio, disse que viveram essa experiência de coração aberto reconhecendo a contribuição para o processo de educação na caminhada familiar.

Os mutirões nos terrenos da Casa de São Lázaro acontecerão mensalmente e as datas serão sempre divulgadas aqui neste Portal de Notícias.

Saiba mais em: