Um grupo de pessoas sensibilizadas pelas dificuldades que vivem muitos moradores de rua na cidade de São Paulo, Brasil, se reúnem todos os finais de semana, para compartilhar um pouco de amor com os que vivem nas ruas da grande metrópole.

O serviço consiste na elaboração e distribuição de alimentos e é oferecido por um dos 22 grupos da Rede-Luz de São Paulo, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. Ele conta com a colaboração de voluntários de diferentes caminhos espirituais como católicos, evangélicos, espíritas e inclusive ateus, que transcendendo suas diferenças, se unem para juntos praticarem o bem em favor do próximo, mais necessitado.

Cerca de 150 corações aflitos, a maioria homens dependentes de álcool e drogas, encontram todos os domingos um pequeno oásis de paz e consolo na calçada da esquina formada pelas ruas Rego Freitas e Consolação, no bairro República. Ali, entre 11 horas e meio-dia, é servida uma sopa vegetariana.

O alimento é preparado em um restaurante próximo, cujo proprietário cede o local para essa ação caritativa e pede a seus funcionários que já deixem os ingredientes semi-preparados desde o dia anterior. Às 9 horas da manhã de domingo, os membros do grupo Rede-Luz dão início à atividade com uma sintonia espiritual. Enquanto isso, os outros voluntários começam o preparo da sopa. Pouco depois das 10 horas da manhã, ambos os grupos se encontram para finalizar os detalhes e dirigirem-se ao lugar onde é servido o alimento.

Sintonia inicial na igreja da Consolação

“Essa experiência nos ensinou que se não permanecermos coligados ao Alto e concentrados na tarefa interna durante a distribuição da sopa, facilmente a energia dos assistidos se agita, podendo gerar desequilíbrios e conflitos sérios”, comenta Moyses Tinoco, coordenador do grupo Rede-Luz que assumiu o serviço em maio de 2016.

“Também estamos aprendendo a amar aos outros como são, sem críticas nem juízos; a trabalhar em grupo desenvolvendo a unidade e a agradecer por tantas bençãos recebidas”, prossegue explicando.

Sintonia de encerramento no lugar do serviço

“Certamente não é fácil levantar cedo aos domingos depois de trabalhar arduamente toda a semana, mas aqui encontro algo maior. Estamos na vida para dar, para entregar, é tão satisfatório participar de uma atividade na qual o objetivo é simplesmente ajudar ao próximo, sem nenhum interesse financeiro. Quando alguém encontra um grupo organizado para canalizar esse impulso já não existe desculpa para não fazê-lo”, comenta Fausto, voluntário que coopera já há alguns meses.

Finalizado o almoço, todo o grupo se reúne em círculo para agradecer a Deus por tudo o que foi realizado.

O grupo conta com seu apoio, entre em contato: redeluzsaopaulo@fraterinternacional.org