Participar de missões humanitárias é uma tarefa que exige, além de muito amor à vida, bastante preparo físico, mental e emocional para lidar com situações desde as aparentemente mais simples, como ajudar em asilos e orfanatos, até as mais extremas, como catástrofes e acidentes. As equipes da Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais passam por muitos treinamentos antes de integrarem uma missão e, depois, por constantes atualizações e preparos, a fim de estarem sempre afinadas para agir em qualquer situação e condição.

Com uma bagagem de 22 missões humanitárias já realizadas, entre elas algumas de caráter permanente, como a de Roraima, onde ampara refugiados venezuelanos desde 2016, a Fraternidade mantém um calendário de treinamento para quem cultiva o desejo de ajudar e atuar em missões. Nesta semana, mais de 30 pessoas estão em aulas teóricas e atividades práticas em Carmo da Cachoeira, cidade localizada no Sul de Minas Gerais (Brasil), onde a Fraternidade está sediada e onde realiza boa parte dessas instruções.

Essa turma já está no segundo módulo de um treinamento integral, que pode durar entre 14 e 18 meses, e essa parte é totalmente presencial, com muito trabalho de campo. Imer, instrutor e um dos missionários mais antigos da Fraternidade, diz que nessa etapa as pessoas estão aprendendo, especialmente, sobre segurança e ações preventivas. “Estamos trabalhando a prevenção tanto a individual quanto a grupal para que elas possam atuar em situações de diferentes graus de risco”, explica.

Como se posicionar fisicamente, mentalmente e emocionalmente diante das circunstâncias, quais equipamentos são necessários e como usá-los, de acordo com cada situação, são os temas trabalhados nessa fase, afirma Imer, acrescentando que estar em boas condições físicas é essencial, mas manter o equilíbrio mental e emocional também é fundamental.

Simulados e Vivência

No primeiro dia do treinamento, na segunda dia 17 de junho, a turma já passou por simulações de acidentes e várias situações complexas: como agir preventivamente em temporais, tornados, casos de choque elétrico, vazamento de combustíveis, entre as principais. A instrução, também aberta à comunidade local para que se capacite para esses enfrentamentos, dura dois dias. Contudo, na sequência, a turma participará de uma Vivência Missionária, ou seja experimentar o que é de fato estar numa missão, que dura três dias, e vai de 19 a 21 de junho.

Também realizada em Carmo da Cachoeira, a Vivência incluirá, entre outras ações, atividades em uma das regiões mais pobres da cidade, o bairro Palmital; na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais local; e em um asilo municipal. O grupo participará ainda de um mutirão para organizar o Galpão de Distribuição São José, braço de doação de roupas, cobertores, entre outros artigos, da Missão Humanitária Permanente de Carmo de Cachoeira, também da Fraternidade e dedicada à população carente da cidade. A ideia é deixá-lo pronto para receber as pessoas que batem à sua porta todos os sábados.

Em julho, no próximo módulo, o treinamento será focado em primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar, informa Imer. Cabe ressaltar que esses treinamentos são totalmente gratuitos, ministrado por voluntários como Imer e financiados por doações espontâneas, bem como todas as missões humanitárias organizadas pela Fraternidade, que recebe de braços abertos quem se voluntaria para participar dessas ações. Mas após o treinamento, é claro.

Se você quer ajudar o próximo e as causas animais e ambientais, participando de missões humanitárias, ou se deseja colaborar com doações para que elas continuem esse trabalho de ajuda, envie e-mail para secretaria@fraterinternacional.org.