Nos dias 15 e 16 de fevereiro aconteceu a abertura do ciclo de encontros periódicos com as famílias na Escola Parque Tibetano, trazendo a psicóloga Celina Estela Santo como focalizadora.

Com significativa experiência em orientação de pais no campo da educação, Celina e a equipe de gestão consideram importante dialogar com os pais e professores sobre as etapas do desenvolvimento das crianças e dos jovens, de forma a gerar reflexões pertinentes a cada faixa etária e sobre os desafios comuns que envolvem a educação.

Aline Rezende, professora do 4º ano na Escola e mãe de duas alunas, acredita nesses momentos de reflexão sobre o processo de criação como sendo essenciais, pois vê na semelhança nas situações vivenciadas pelos pais, a possibilidade de dialogarem entre si com a mediação de uma pessoa “que traz o tema com propriedade e leveza ao mesmo tempo”, podendo refletir “não em um lugar de culpa, mas seguir por outro caminho, mais equilibrado… e isso que vai ficar para a criança”, comenta.

Iniciados em 2019, esses encontros surgiram da necessidade de informação e orientação sobre o desenvolvimento infantil e da complexidade dos desafios trazidos pela família. Assim, têm como objetivo construir espaços para que essas famílias compartilhem as questões vivenciadas com os filhos, e que possam a partir daí, ter contato com conhecimentos que permitam refletir e absorver novas formas de conduzir a educação.

Nesse início de ciclo, que foi conduzido sob o olhar da psicologia à luz da antroposofia, foram abordados diversos temas orientando e esclarecendo dúvidas das famílias relativas às etapas de desenvolvimento de seus filhos, que na Escola apresentam entre 3 e 15 anos de idade.

  

Enquanto os 26 pais participavam da roda de conversa, 6 professores voluntários acompanharam as crianças com atividades envolvendo o reino vegetal, jogos, desenho com giz e brincadeiras livres.

Diego, pai de uma aluna, sentiu a riqueza dessa experiência, que coloca luz nas especificidades da formação da criança. Lembrando uma partilha de Trigueirinho sobre educação, Diego também fala do autoconhecimento como guia na forma de educar, sendo que “o verdadeiro aprendizado das crianças será aquilo que vivemos ao redor delas”, diz, considerando muito importante a continuidade dessa nutrição vivenciada nesse primeiro encontro.

A Escola Parque Tibetano é uma instituição de educação formal, gratuita, composta por voluntários e tem consciência de que a educação é viva, pois vai além do espaço da sala de aula – e que, ao acolher uma criança, a escola acolhe também uma família na sua integralidade.

O encontro foi uma parceria entre a Comunidade-Luz Figueira e a Casa Luz da Colina.

Saiba mais sobre a Escola Parque Tibetanoentre em contato pelo telefone +55 35 99975 7228 – Luciana,  ou envie mensagem para coordenacao.escola@comunidadefigueira.org.br