Dia do Jornalista

Profissionais da comunicação nos estúdios da Misericórdia Maria TV

Como a saúde e a educação, a comunicação é direito humano fundamental reconhecido por entidades internacionais como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O direito à comunicação inclui o direito ao acesso à informação e o direito de produzir e difundir informações. Assim, é essencial na formação da cidadania e das decisões justas e democráticas.

No Brasil, o direito foi oficialmente reconhecido pelo Estado em 2009 com a instituição da terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos. Nele, os direitos de acesso e transmissão foram apresentados como princípios orientadores de abordagem contemporânea dos direitos humanos.

Trabalhando para a realização de uma comunicação mais fraterna

A importância da profissão de jornalista, entre tantas, é a de fiscalizar e resguardar os mecanismos de justiça social e ambiental da sociedade. Hoje, 7, é comemorado o Dia Nacional do Jornalista.

“Uma imprensa livre é essencial para a paz, justiça e direitos humanos para todas e todos”, definiu o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

A equipe de comunicação da Fraternidade-Federação Humanitária Internacional (FFHI) conta com voluntários compromissados com a difusão do trabalho da organização de atuação humanitária que busca, através de fortes valores éticos, a garantia dos direitos humanos e o respeito aos reinos da natureza. São responsáveis pela produção de vídeos, fotografias e matérias que retratam as ações da entidade em todas as áreas de atuação.

Dia do Jornalista

Voluntário vivenciando a comunicação humana e solidária

Na promoção de uma cultura de paz e um mundo fraterno, é necessário o envolvimento de todos os setores da sociedade – possível com a difusão ética, consciente e responsável de informações.

“Nossa missão enquanto comunicadores é levar informação com responsabilidade”, afirma o redator da Fraternidade-Humanitária (FFHI), Álvaro Oliver, estudante de jornalismo. “Enquanto uma parte dos missionários está na linha de frente dos trabalhos, nós coletamos as informações para manter os leitores bem informados”, complementa.

Dia do Jornalista

Em campo, registrando as missões humanitárias

Samaria, jornalista responsável pela Misericórdia Maria TV, entidade de difusão de mensagens espiritualistas filiada à Fraternidade-Humanitária (FFHI),  atenta à necessidade de se adaptar também ao meio digital. “Há uma tendência mundial dos telespectadores nessa migração digital da TV aberta para as TVs conectadas com a internet”, diz.

“O compromisso maior do profissional jornalista é levar a informação autêntica, com fundamento e verdade diante de tudo que estamos acompanhando no Brasil e no mundo”, afirma.