Rede-Luz impulsiona os Reinos Animal e Vegetal na primeira peregrinação de 2020

Ocorreu entre os dias 15 e 16 de fevereiro a primeira peregrinação do ano ao Centro Mariano de Aurora, em Paysandú, Uruguai, organizada pela Rede-Luz da Região Sul do Brasil.  Estiveram presentes 23 membros dos grupos de Bento Gonçalves, Camboriú, Curitiba, Florianópolis, Joinville, Londrina e Porto Alegre e 5 peregrinos que visitavam Aurora pela primeira vez.

O grupo participou da liturgia conduzida pelos monges da Ordem Graça e Misericórdia que, além de orações e mantras, incluiu adoração ao Santíssimo Corpo Eucarístico de Cristo e procissão em celebração aos 162 anos das Aparições da Virgem Maria em Lourdes, França.

 

Encontro Rede-Luz Sul em Aurora

Membros da Rede-Luz, monges e residentes reunidos na Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora.

 

Encontro Rede-Luz Sul em Aurora

Oração e mantras no pinheiral.

Atenção especial foi dispensada aos Reinos Vegetal e Animal, com a adesão de todos às tarefas propostas. Após uma recepção calorosa pelos residentes e monges, os peregrinos foram reunidos em círculo e convidados a refletir sobre o significado das atividades que seriam ofertadas a seguir, verdadeira manifestação do espírito de fraternidade e unidade que permeiam a vida grupal.

Apresentado o trabalho que havia por fazer, cada um foi se voluntariando de acordo com sua capacidade física, preferência pessoal ou conforme o seu ser interior indicava.

Encontro Rede-Luz Sul em Aurora

Reflexão e organização do trabalho.

Os mais destemidos à labuta pesada sob o forte calor candidataram-se à horta, que necessitava de correção mineral: aplicaram calcário, potássio e fósforo; remexeram a terra; banharam com chá de cavalinha alguns canteiros e cobriram-nos com palha.

Outros, dirigiram-se à mandala das verduras, igualmente precisada de cuidado. Limparam os canteiros, liberando pés de alface, rabanete, cenoura, repolho, moranga, espinafre e tomate dos inços que acabam prejudicam o crescimento espontâneo dos alimentos que são utilizados na alimentação da comunidade.

O manejo das sementes foi escolhido por quem tem pendor ao detalhe; primeiro, foram extraídas da casca, cuidadosamente, as pequenas sementes do timbó e lixada uma das extremidades para propiciar a germinação; depois, foram plantadas em bandejas  sementes minúsculas de eucalipto e leucena.

Um quarto grupo dedicou-se à pintura das madeiras que seriam utilizadas na construção do cercado para armazenar os resíduos orgânicos para a compostagem.

E aqueles que não resistem ao apelo canino alegraram-se com o banho ofertado aos 8 cães que representam com simpatia e nobreza o Reino Animal de Aurora.

Encontro Rede-Luz Sul em Aurora

Cuidado do reino animal.

  

Encontro Rede-Luz Sul em Aurora

Preparação da cerca para compostagem.

Encontro Rede-Luz Sul em Aurora

Delicado manejo das sementes.

Esta peregrinação foi muito especial, fomos acolhidos com muito amor e com uma bela programação que incluiu sintonias, orações e serviço aos reinos vegetal e animal. 

Como uma das tarefas fundamentais da Rede-Luz Região Sul é servir aos reinos da natureza, tarefa que nos imbui de paz e alegria, esta peregrinação fortaleceu nosso vínculo com Aurora e incentivou a que estejamos mais presentes neste local transformador”, declara Lúcia Sirangelo, Coordenadora Regional.

Para mais informações, acesse:  https://www.fraterinternacional.org/rede-luz/