Pelo Natal e o fim do ano de 2016, a Casa Luz da Colina, afiliada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional – organizou vários encontros de confraternização. Ao meio-dia do domingo, dia 18 de dezembro, reuniram-se em sua sede em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil, os trabalhadores rurais da Comunidade-Luz Figueira. De tarde, a Unidade Arte Educação da Casa Luz da Colina reuniu seus alunos, pais e colaboradores. No dia 24 de dezembro, os atendidos pela Casa do Acolhimento de São José foram recepcionados.

Na Casa Arte Educação realizou-se uma síntese das atividades do ano. Houve exposição de artesanato, bordados, criações de mandalas, origamis e kirigamis. Também foi servido um lanche. O ponto central do evento foi o momento em que as crianças conduziram o Terço da Divina Misericórdia e em seguida apresentaram um canto coral.

“Faz dois anos que minha filha frequenta este local. Estou muito contente, porque vejo mudanças importantes em seu comportamento; ela era uma criatura agitada e desatenta, e agora se tornou mais paciente, cautelosa e educada”, comentou Flaviane Madaloso, mãe de Ana Vitoria, de 11 anos.

“Meu filho tem dificuldades de socialização e a experiência está sendo muito boa. Pelo que ele comenta, está muito contente com o que encontra aqui”, disse Antonia Evangelista, mãe de Gabriel, de dez anos, que completou seu primeiro ano na Casa Arte Educação.

Maria Helena Paiva, coordenadora da instituição, explicou que a mesma oferece aulas de reforço escolar – matemática, inglês, música, artes manuais – com uma metodologia que fomenta o conhecimento do potencial que cada um encerra em seu interior. “Buscamos que as crianças não se identifiquem com suas expressões externas, seus defeitos e dificuldades e que antes se dediquem a descobrir sua própria alma, suas flores internas, suas virtudes, suas características positivas. Queremos mostrar-lhes que existe outro caminho, guiado pela alma, e distinto ao que já conhecem”, expressou.

Trabalhadores

Enquanto isso, cerca de vinte trabalhadores rurais da Comunidade-Luz Figueira compartilharam um almoço com familiares e responsáveis pela comunidade espiritual. O evento também teve jogos de integração e distribuição de presentes especiais para os colaboradores e seus filhos.

“Sinto-me como se estivesse em casa, muito à vontade junto à comunidade”, assinalou com muita alegria Antônio Dimas Gomes, colaborador há 15 aos no setor dos plantios. Francisco Inácio de Moura, encarregado dos animais que convivem no Sítio dos Reinos da Casa Luz da Colina, destacou que o encontro permitiu compartilhar, num ambiente descontraído, com muitos companheiros de tarefas.

Acolhidos

No dia 24 de dezembro, a Casa Luz da Colina ofereceu em seu Refeitório de Carmo da Cachoeira (Casa 3) um almoço de Natal aos atendidos pela Casa do Acolhimento de São José, um empreendimento dos missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. Os assistidos compartilharam com colaboradores da Comunidade-Luz Figueira e da Casa Luz da Colina.

Atualmente a Casa do Acolhimento de São José assiste a oito pessoas “com diferentes processos de recuperação e de redenção”, informou Bento, coordenador do local. Desse grupo, cinco estão residindo no local e assumindo as tarefas de harmonização, manutenção da horta, melhorias da construção, cozinha e cuidados com os que chegam para as refeições e higiene pessoal. “O mais antigo já está conosco há seis meses e o mais novo chegou ontem”, disse o missionário.