A Casa Luz da Colina, da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, realizou na manhã do dia 28 de novembro, um Mutirão de Atendimento na Escola Estadual Wanderley Ferreira de Rezende, na cidade de Carmo da Cachoeira, MG, Brasil. Mais de quatrocentas pessoas foram atendidas de forma gratuita.

Sessenta e quatro profissionais de diversas áreas atenderam a comunidade que participou de várias atividades que ocorreram por toda a escola. Nas mesas do refeitório funcionava a Oficina de Arte, onde durante todo o evento, cento e cinquenta crianças puderam trabalhar a criatividade por meio de desenhos e pinturas, acompanhadas pela psicóloga. Na quadra da escola não ficou ninguém parado durante o trabalho corporal, quando cento e dez crianças, entre meninos e meninas, participaram de brincadeiras, gincanas, ciranda e teatro. Quem precisava arrumar o visual pode aproveitar o corte de cabelo. Durante o mutirão foram mais de quarenta cortes em crianças e adultos.

Nas salas de aula foram montados vários atendimentos. Onde antes se estudava matemática, foi transformado em uma Oficina de Eletricidade. O missionário explicava sobre o consumo de energia em uma casa, os aparelhos e como economizar. Um painel montado com materiais elétricos, mostrava como funciona o processo de energia elétrica em casa, desde quando chega do poste, até a lâmpada acessa. Na sala ao lado, outros Missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional mostravam vídeos e falavam sobre as missões que participaram pelo mundo.

Em outra sala, o tema eram as Sementes. Lá encontramos crianças assistindo o filme “O Homem que Plantava Árvores” e vimos vários envelopes com diversos tipos de sementes para serem doadas para quem quisesse montar uma horta doméstica. Todas as sementes são puras e cultivadas na Comunidade Luz-Figueira. “É importante que as pessoas possam saber que métodos antigos e tradicionais, sem processos químicos, são mais benéficos”, afirmava Frei Renato, monge do Monastério da Sagrada Humildade, da Ordem Graça Misericórdia, pertencente a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. Entre um vídeo e outro, Frei Renato explicava a importância da conscientização para se cuidar das sementes: “Estas são sementes puras, chamadas de ‘Crioulas’, que tem em sua genética a consciência originária. A preservação de uma semente pura é a preservação de um arquétipo puro. “, explicava.

Da área de saúde participaram dezessete profissionais colaboradores voluntários que fizeram quarenta e oito atendimentos durante o evento. Somente em uma sala, estavam reunidos vários terapeutas que aplicavam técnicas de reflexologia e outros tipos de trabalhos com toque, assim como psicólogos também prestavam atendimentos. Durante o mutirão também foram realizados dezoito atendimentos médicos com clínico geral e vinte e cinco atendimentos com o oftalmologista.

Maria Amélia chegou cedo e aproveitou para colocar em dia a saúde, passou por vários atendimentos, visitou o oftalmologista, passou pelo dentista, clínico geral e fez acupuntura, tudo em poucas horas: “Eu sai satisfeita, aproveitei o dia”, disse. Na van estacionada perto do pátio da escola, as dentistas Ana Beatriz e Clarissa atendiam quem precisava de ajuda. O trabalho foi direcionado para atendimentos de emergência com o objetivo de aliviar a dor e o sofrimento, como dentes quebrados e bocas com inchaços. Além dos atendimentos, também eram dadas orientações e feitas a distribuição de escovas e pastas de dente. “Atendemos uma mãe que utilizava uma mesma escova de dente para toda a família”, disse Clarissa.

Os animais também foram objeto de atenção durante o mutirão na Sala de Cuidados com os Animais. Colaboradores voluntários do Sítio dos Reinos, da casa Luz da Colina, deram informações sobre cuidados básicos de higiene, alimentação e prevenção de doenças, e também realizaram atendimentos de primeiros socorros. “O que vemos mais são animais com carrapatos, Cinomose e cães para castração”, diz Aica, colaboradora voluntária especializada em atendimento aos animais da Casa Luz da Colina.

Os mutirões de atendimento são realizados várias vezes ao ano pela Casa Luz da Colina em diferentes locais. “Além da ajuda material, nós procuramos plantar a semente do amor incondicional, da fraternidade e do cuidado com os reinos para que as pessoas despertem para as necessidades do nosso planeta”, afirma Miriam Galvão, coordenadora do Mutirão de Atendimento.