O “Abrigo São Francisco de Assis”, localizado na cidade de Coro, estado de Falcón, região noroeste da Venezuela, acolhe cães e gatos de rua que foram abandonados ou que receberam maus tratos. Atualmente com mais de 200 animais, o abrigo passa por dificuldades materiais e financeiras e não consegue oferecer os cuidados necessários.

Animais abandonados nas ruas

O abrigo funciona desde 1991, quando o casal de venezuelanos Xenia e Ricardo se mudaram para a cidade de Coro, que fica a 700 quilômetros da capital Caracas, e perceberam a difícil situação social e econômica do local. Havia uma grande quantidade de animais abandonados por toda a região e de imediato iniciaram o programa de serviço ao Reino Animal com o resgate nas ruas.

Cães com desnutrição

Rede-Luz

Em 2008, Teresa Maia, hoje coordenadora da Rede-Luz de Coro, conheceu o abrigo e começou a cooperar com o trabalho. E desde 2015, toda a Rede-Luz Venezuela passou a dar apoio, por meio de oração e recolhimento de fundos.

“Fiquei muito impressionada e comovida ao ver que os cuidadores não contavam com mais ajuda. Os canis tinham o piso de terra e as divisões eram feitas com objetos reciclados. Então resolvi trabalhar e apoiar de perto este projeto, arrecadando fundos para, principalmente, fazer o piso de concreto e as divisórias dos canis com blocos”, disse Teresa.

Escassez de alimentos e remédios

Hoje, devido à crise social e desequilíbrio financeiro que passa a Venezuela, o grupo Rede-Luz não consegue suprir todas as necessidades do abrigo. Os animais vivem em situação precária, devido a falta de água, alimentos, remédios e produtos de limpeza. A prioridade atualmente é com relação a alimentação, já que existem casos de desnutrição.

Falta de apoio

A falta de apoio das autoridades locais para os cuidados, esterilização e castração de cães e gatos, e o escasso número de voluntários da comunidade, durante mais de 20 anos, trouxe como consequência o aumento da população de animais no abrigo.

Superlotação

Com capacidade de acolher de 70 a 80 animais, o abrigo conta atualmente com mais de 200 cães e gatos. Alguns são resgatados por eles e outros são levados por pessoas da comunidade, ao observar a indiferença de tantas pessoas, os maus tratos e falta de consciência de parte da população com relação ao animais. Em algumas ocasiões, o local chega a ter mais de 300 animais.

Castrações

Com a colaboração de alguns amigos do abrigo e da Associação Civil Rede de Apoio Canino da Venezuela (RAC), foi possível castrar nos últimos anos todos os animais. Porém, com a crise no país, o abrigo não pode mais contar com a ajuda da RAC.

Foram realizados bazares, concertos e uma infinidade de atividades para tentar ajudar no apoio ao abrigo, mas não foi o suficiente.

Grupo Rede-Luz Venezuela

“Somos uma família de poucos recursos econômicos. No início alimentávamos os animais com arroz, verduras e ração. Mas as coisas foram mudando ao ponto de hoje, apesar de todos os esforços, conseguimos apenas dar sobras de frango com arroz e verduras, no melhor dos casos. Agora nossa renda permite comprar apenas um saco por mês de ração”, explicou Teresa.

Informações e doações através do e-mail:

redeluzsul@fraterinternacional.org