NOTA DE FALECIMENTO

A vida humana está inserida em ritmos cósmicos bem definidos, que se refletem na Terra, e uma biografia de um ser pode espelhar esses ritmos, conforme a individualidade de cada ser e suas próprias qualidades. O ciclo dos setênios constitui um desses ritmos, que nos são mais familiares e próximos de nossa consciência externa.  

Hoje, no ano em que completaria 70 anos de trajetória nesta Terra, partiu para outras paragens nosso amado Frei Ameino, batizado José Maria Amorim Campos, por muitos chamado Clemente.

Após uma jornada incansável de serviço ao próximo e à natureza, dedicando uma vida para que a Cura fosse possível para todos, nosso querido irmão parte deixando um legado para a humanidade.

Nessa ocasião especial, compartilhamos com todos uma breve autobiografia inédita que estava sendo preparada para compor suas novas publicações.

Toda nossa reverência e gratidão a esse grandioso ser que nos fez percorrer inesquecíveis jornadas pelo mundo da cura.

 

NOTA DE FALECIMENTO

A vida humana está inserida em ritmos cósmicos bem definidos, que se refletem na Terra, e a biografia de um ser pode espelhar esses ritmos, conforme a individualidade de cada ser e suas próprias qualidades. O ciclo dos setênios constitui um desses ritmos, que nos são mais familiares e próximos de nossa consciência externa.

Assim, no grande ciclo dos três primeiros setênios ocorre uma decisiva etapa de formação de um ser. O autor, nascido em uma família religiosa e pacífica, em uma pacata cidade do interior de Minas Gerais, Brasil, desperta, nesse ambiente, para uma religiosidade genuína, para a devoção e reverência pelo lado sagrado da vida, o que o mundo não oferece mais às crianças. Dos 12 aos 16 anos cursa o secundário, em regime de semi-internato, no Colégio do Caraça, tradicional educandário religioso mineiro, hoje inserido em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, o Parque Natural do Caraça, ou Complexo Santuário do Caraça, também chamado Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Nesse Santuário Natural recebe fortes impulsos de seus professores-sacerdotes, em Ciências Naturais e Matemática, que conduzem sua consciência para os mistérios e belezas da Natureza e de seus Reinos, dos Números, da Astronomia, lançando em seu ser sementes indeléveis para frutificar em futuras pesquisas em Geometria Sagrada, em Cosmo-Botânica, nas Leis da Criação e da Vida Cósmica.

Em 1966, encerra um ciclo de semeadura e inicia agora seu intenso ciclo de formação acadêmico-profissional. Deixa o Internato e decide-se pela Medicina. E já na metade de sua graduação médica, um tanto frustrado pela medicina em geral, decide-se abandonar tudo. Nesse momento, surge misteriosamente em seu cenário um ser que deu uma guinada profunda em sua vida e em seu destino. Tratava-se, em verdade, de um reencontro entre seres que desde éons já se conheciam; um genuíno Instrutor, uma bênção e uma graça quando o encontramos. Foi então orientado, sob sua luz, a prosseguir e a completar sua graduação em Medicina, que se deu de 1970-1977, pela UFMG.

Com o diploma em mãos, e ainda sem perspectiva alguma de como prosseguir, é levado a uma apartada Clínica em São Paulo, quase desconhecida até então, onde após breve entrevista, dá-se um novo reencontro, que seu ser interno já aguardava. Em um mês inicia aí sua formação em Medicina Antroposófica, uma abordagem científico-espiritual da Ciência e Arte médicas, baseada na Ciência espiritual antroposófica, criada por R. Steiner (1861-1925), fruto de suas longas pesquisas internas e clarividentes. Esse primeiro ciclo na Clínica Tobias, SP, transcorreu de 1978 a 1982.

De 1982 a 1986, seu destino se abre, e vê-se diante de uma rara oportunidade de poder aprofundar ainda mais sua formação, em clínicas e instituições de pesquisas antroposóficas, na Europa. Em uma intensa jornada de vários meses, conheceu toda a grande rede de hospitais antroposóficos da Alemanha e da Suíça. E em seguida, durante três anos seguidos, trabalhou na área de Pediatria de um grande hospital de orientação antroposófica.

NOTA DE FALECIMENTO

Vista aérea do Gemeinschaftskrankenhaus Herdecke, Alemanha

Em Dornach, na Suíça, na sede mundial do movimento antroposófico, trabalhou por três meses na Seção de Ciências Naturais (Das Glashaus), no Goetheanum, com o método da cristalização sensível com cloreto de cobre, que permite a visualização indireta das forças etéricas invisíveis nas substâncias, através da disposição espacial dos cristais de cloreto de cobre. Tratava-se da única instituição mundial que desenvolvia tal pesquisa.

Período fecundo, de intenso aprendizado, estudos e vivências marcantes para toda a vida; também de contatos e encontros que iriam definir sua própria linha de pesquisas futuras.

De regresso ao Brasil, trabalhou ainda por dois anos na Clínica Tobias, onde iniciara a formação em medicina antroposófica, quando inesperadamente recebeu o convite de José Trigueirinho para assumir o Setor de Pesquisas de um Centro Espiritual que ainda estava por se plasmar em uma área rural, localizada na paisagem serrana do Sul de Minas.

Em agosto de 1988, junta-se a um pequeno grupo de seres pioneiros, que começa a lançar as bases e as sementes do que, passado certo tempo, converter-se-ia na Comunidade-Luz Figueira. A partir daí, diante do vasto e real Laboratório da Vida, dá início às suas próprias pesquisas e a seus próprios métodos terapêuticos. Assim, com a alma mais madura, e em sintonia direta com os ilimitados recursos vegetais-minerais da Mãe-Natureza, começa a emergir silenciosamente em sua consciência um conhecimento intuitivo, imprevisível, que o conduz à descoberta de dezenas de medicamentos sutis, manipulados e distribuídos gratuitamente. E esse misterioso e oculto processo dava-se em estreita sintonia com as crescentes necessidades dos seres, que passaram a acorrer ao Centro.

Vida Criativa, uma das áreas da Comunidade-Luz Figueira (Setembro/2007)

Em seus 12 livros, inicialmente editados em português, e alguns em espanhol, foram registradas as formas de preparo de cada medicamento, com suas indicações. E ainda procedimentos terapêuticos de aplicação caseira, tais como compressas e cataplasmas de ervas, de argilas e lamas; banhos de assentos e de imersão, pedilúvios. Um de seus livros aborda ainda uma técnica de manipulação da coluna vertebral, chamada Praxis Vertebralis. Nas gravações de algumas de suas palestras, expressa novos conceitos sobre as enfermidades e sua prevenção, sobre a cura, nutrição e influências do Cosmos em nós e nos Reinos da Natureza.

A criação de um Laboratório de Manipulação de Ervas e Plantas Medicinais expande a materialização dos medicamentos sutis, o que marca o início de seu terceiro grande ciclo dos setênios, no qual ocorre uma intensa vida de serviço, de pesquisas e de atendimentos. Os primeiros frutos dos ciclos anteriores começam a emergir e a se manifestar de 1992 a 2013. E sinalizando a entrada de uma nova etapa, retoma sua vida monástica, consagrando-se como monge da Ordem Graça Misericórdia, certo de que a disposição interna de contínua reconsagração de si é o que indica o Caminho Cósmico de todo ser, a próxima etapa evolutiva dessa raça humana.

Nos últimos anos de sua vida, Frei Ameino dedicou-se, em caráter de retiro espiritual, a escrever inúmeros artigos sobre cura e saúde, publicados aqui no portal FFHI. Também deixou preparados outros projetos editoriais que em breve serão publicados pela Irdin Editora. Amante e incansável pesquisador da natureza até os últimos dias neste plano material, dedicou-se a acompanhar o desenvolvimento dos bosques e das matas na Comunidade-Luz Figueira.

Frei Ameino (Clemente, Dr. José Maria Campos), foi monge consagrado da Ordem Graça Misericórdia, médico clínico e, sobretudo, um pesquisador não convencional.