biscoitos-cachorros-03Uma vez por semana, um grupo de voluntários se reúne na Casa Luz da Colina, afiliada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil, para realizar uma oferta de amor ao Reino Animal: a elaboração de biscoitos veganos para os cães que convivem com seus tutores dentro da Comunidade-Luz Figueira e nas áreas dependentes da Casa Luz da Colina. Os biscoitos são preparados num forno a lenha, com uma receita totalmente natural, quer dizer, sem quaisquer conservantes.

“Trata-se de uma oferta simples que realizamos com a intenção de irradiar um pouco de amor ao Reino Animal, oferecendo algo que não requer sacrifício de animais. No momento atendemos aos cachorros que estão na aura deste centro espiritual, mas quem sabe, talvez num futuro próximo possamos ampliar o serviço a outros animais também, sempre com essa energia de amor tão necessária no planeta”, comenta Hayla, uma das integrantes do grupo voluntário que todos os sábados se reúnem, a partir das 9h da manhã para fabricar os biscoitos para cães.

biscoitos-cachorros-08Em média são preparadas cerca de 600 unidades de biscoito por semana, de modo que cada animal receba um por dia. “No momento somos quatro que assumimos a tarefa, mas estamos abertos para receber outros colaboradores que queiram ajudar”, complementa Hayla. Os ingredientes utilizados são: farinha integral, farinha branca, amido de mandioca, cenoura, beterraba, abóbora, semente de linhaça e óleo vegetal. Não inclui componentes de origem animal.

biscoitos-cachorros-01O processo começa, segundo informa Hayla, com a lavagem, o picar e o liquidificar da beterraba e da cenoura; o preparado é misturado na amassadeira com as farinhas, semente de linhaça e óleo até alcançar o ponto; em seguida a massa é colocada sobre a mesa, onde é moldada com as mãos; então é cortada em pequenos pedaços e colocada em moldes especiais para que fiquem em repouso antes de ir para o forno. “Os biscoitos são preparados num formato que permita aos cães, ao comer, favorecer a limpeza de seus dentes, assim como aliviar o estresse, porque eles precisam mastigar uma coisa dura e isso lhes satisfaz, eles gostam muito”, prossegue Hayla. Uma vez assados por aproximadamente 50 minutos, ficam em repouso e depois são colocados em cestas até o dia seguinte, para que tenham tempo de secar e adquirir a dureza necessária. Por último, o produto é colocado em pacotes de seis unidades, cada um identificado com o nome do animal, e distribuído.

biscoitos-cachorros-06“Fazer estes biscoitos desperta em mim um amor tão especial como o que se sente por um filho, faz-se um diálogo com cada ingrediente à medida em que ele é manipulado e entra em outra dimensão, em comunicação com o Alto; é realmente um prazer, porque são muito poucos os que se preocupam com a qualidade de vida destes animaizinhos. Ver a alegria que sentem quando recebem seu biscoitinho do dia dá uma satisfação tão grande que não se pode pedir nada mais”, declara Pascoal, outro voluntário.

biscoitos-cachorros-09“E reina entre nós uma unidade tão grande, porque aqui passamos umas horas muito especiais, dentro de um ambiente de muita paz e harmonia”, afirma por sua vez Camila, também integrante do grupo voluntário. Ela participa junto com seu pequeno filho Samuel, de 4 anos de idade. “Ele adora essa tarefa, assumiu-a com um sentido muito grande de responsabilidade. Ao chegar cada sábado ele não vê a hora de vir até aqui e pôr a mão na massa, ele desfruta muito e ao regressar à casa com os biscoitos, oferece-os ao nosso cachorro com tanto amor, que se cria entre eles uma comunicação muito especial. Para mim é muito importante, porque desde pequeno meu filho aprende que se pode dar aos animais também um alimento vivo e mais digno do que somente um pedaço de carne ou uma ração. Também descobre que pode oferecer a seu cão algo especialmente preparado para ele mesmo, assim como vê que se preparam alimentos para ele e para seus pais”, completa Camila.