Comunidade-Luz da Irmandade e Rede-Luz unem forças para dar assistência à Fundacíon Sin Estribos, em Córdoba, Argentina

Diz-se que quem dá, ainda mais recebe.  Foi nesse espírito que, no sábado, dia 26 de agosto, toda a Comunidade-Luz da Irmandade, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), decidiu sair da rotina. Com exceção de dois de seus integrantes, todos os demais membros foram servir e dar assistência à Fundación Sin Estribos (Fundação Sem Estribos), localizada no caminho para Río Ceballos, em Córdoba, na Argentina. No ano de 2018, a Comunidade-Luz promoveu alguns encontros de serviço missionário na Fundação. Porém, pausados no período da pandemia, só agora puderam ser retomados.

Fundación Sin Estribos é uma organização sem fins lucrativos destinada ao cuidado, defesa e acolhimento dos animais, principalmente dos cavalos, que busca também conscientizar a população sobre defesa e proteção dos animais. Tanto a manutenção do espaço da Fundação como o cuidado dos animais são mantidos por meio de colaboração voluntária. Nessa intenção, foi organizado esse encontro de serviço e colaboração que reuniu, além dos membros da Comunidade-Luz, alguns colaboradores da Rede-Luz Planetária da região e voluntários habituais da Fundação, totalizando 24 colaboradores voluntários.

Logo no início, na presença de cachorros, galos e alguns cavalos, todos se reuniram para distribuir e suprir as necessidades do dia. Entre elas, a limpeza dos estábulos, a manutenção das cercas e a ordenação dos medicamentos e do espaço de cura destinado aos cavalos. Todas as tarefas apresentadas foram realizadas dentro do princípio de serviço abnegado e de forma grupal, de modo que todos viram-se beneficiados e renovados por esta alquimia oculta do dar e receber.

Como relatou Viviana, residente da Comunidade-Luz: “Foi uma experiência agradável de compartilhar entreos participantes. Era possível sentir verdadeiramente a união, a fraternidade entre todos. Foi muito especial trabalhar com o Reino Animal”. Segundo ela, a experiência mais gratificante foi quando interagiu com a égua Aurora. À Viviana foi outorgada a tarefa de passear com Aurora, porém com o cuidado de mantê-la a uma certa distância.  Mas aconteceu que “em certo momento ela se aproximou bastante de mim; foi uma sensação bem agradável, muito profunda. O animal irradiava muita paz, muito amor, muita harmonia”.

Marcos, um dos servidores veteranos da Rede-Luz Córdoba, que acompanha os serviços prestados pelo grupo na Fundação desde 2018, enfatizou a necessidade de ajuda nesse espaço e sua aspiração de continuar auxiliando. Ele relatou que “a primeira sensação foi a alegria do reencontro; voltar a encontrar não somente as pessoas, mas todo o lugar, o espírito do lugar que tem a ver com o resgate de animais. E senti que havia mais necessidade do que antes, o lugar conta com menos apoio do que antes”.

Essa constatação de Marcos serve para recordar que a necessidade se encontra abundante em todo lugar. No entanto, tomando o exemplo desse trabalho realizado nesse fim de semana, é pela ação do ser humano, em serviço e doação caritativa, que se possibilita o auxílio para que iniciativas como a da Fundação se fortaleçam, além de receber os frutos da mútua colaboração.