“Os mais diversos aspectos de nossa existência dependem do Reino Vegetal. O ar que respiramos, o alimento que nos nutre, os remédios que nos curam, tudo está associado às plantas.”

Essas palavras do biólogo e colaborador do Núcleo-Luz São Carlos, Yago Barros, são um importante recado, sobretudo hoje, 17 de abril, quando se comemora em todo o Brasil o Dia da Botânica, ciência que estuda as plantas em seus variados níveis e formas. Neste dia, procura-se conscientizar o povo brasileiro sobre a importância da preservação do Reino Vegetal.

As plantas têm um papel fundamental para a manutenção da vida na Terra. Além de tornarem nosso planeta mais bonito e agradável, elas também nos garantem desenvolvimento científico, são fontes de alimento, fornecem fibras para o vestuário, madeira para mobiliário, abrigo,combustível, papel para livros, temperos para a culinária e, ainda, absorvem através da fotossíntese o dióxido de carbono, gás que provoca o efeito estufa.

Fotos gentilmente cedidas pela @planet_sacrednature

“Nós, brasileiros, temos o privilégio de viver no país mais biodiverso do mundo”, enfatiza Yago Barros. E exemplifica: “a Floresta Amazônica, domínio vegetacional que vem sendo severamente devastado, é responsável por uma porção significativa da chuva que cai no Sudeste. As árvores da Bacia Amazônica transpiram o equivalente à incrível quantidade de 20 trilhões de litros de água por dia, e esse fluxo impressionante chega ao Sul e ao Sudeste do Brasil. O Sudeste, sem a Amazônia, seria um deserto. E o Cerrado também é em grande parte responsável pela água que sustenta nossa existência. Reconhecido como ‘berço das águas’, esse domínio alimenta os lençóis freáticos e abarca as nascentes dos principais rios do país”.

O biólogo ressalta que os povos indígenas compreendem a importância das plantas muito melhor do que outras culturas. “Os indígenas sempre viram nas plantas uma manifestação da mais suprema divindade. Delas os povos nativos dependem. Sabendo disso, e por isso, cuidam do verde que pulsa em seu entorno para que nunca pereça”.

Fotos extraídas do Livro Sagrados Reinos da Natureza- Irdin Editora Editora

José Trigueirinho Netto, na palestra Planeta Terra, um ser em Redenção – Reino Vegetal, definiu este Reino como um exemplo de doação, beleza, harmonia e equilíbrio. “Quando destruímos as matas, estamos demolindo a harmonia natural do planeta (…). Temos muito que aprender com esse Reino”.