A Rede-Luz Região Sul do Brasil realizou peregrinação ao Centro Mariano de Aurora, em Paysandú, Uruguai, de 09 a 13 de fevereiro de 2018. A iniciativa contou com cerca de 60 participantes, entre membros da Rede-Luz do Brasil, Argentina e Uruguai, monastérios da Ordem Graça Misericórdia, residentes das Comunidades-Luz e público em geral.

A agenda seguida incluiu sintonias junto à Ermida de São Miguel, orações com o Terço da Misericórdia, adoração ao Santíssimo Corpo Eucarístico de Cristo, vigília de oração com os Mistérios do Rosário, procissão e atividades de serviço junto aos Reinos Vegetal e Animal.

Os grupos do Sul (20 pessoas) levaram propostas de trabalho com o Reino Vegetal, como a exibição do vídeo “Sementes da liberdade”, dirigido por Jess Phillimore. Com duração de 30 minutos, o documentário mostra como as sementes vêm sofrendo transformações agressivas em nossa agricultura, passando de um elemento sagrado e criador de vida para uma mercadoria poderosa, usada para monopolizar a produção global de alimentos.

Outra proposta foi a audição de dois áudios de José Trigueirinho (um de 11 minutos com o tema “Reino Vegetal / Aurora”, e outro de 7 minutos sobre “Devas e Transgênicos”). Para encerrar os trabalhos, foi exibido um vídeo de Trigueirinho sobre os reinos. Também foi ofertado aos presentes o livreto da filósofa catarinense Sônia T. Felipe, “Passaporte para o Mundo dos Leites Veganos”, com receitas de leites vegetais e suas propriedades.

“Em especial observamos que uma sensação de paz e muita alegria permearam toda a peregrinação, inclusive durante todo o percurso da viagem até este Centro Mariano. Como a temática foi o serviço aos Reinos da Natureza, percebemos que em Aurora existe a possibilidade de aprofundarmos nossa relação com os reinos, de expandirmos as consciências para a necessidade de lhes auxiliar e aliviar seu sofrimento. Estar em Aurora, em oração, serviço ou apenas caminhando pelos laranjais nos possibilita entrar em comunhão com o Sagrado que ali existe, e esta união nos transforma”, disse Giana Lenzi, membro da Rede-Luz de Santa Catarina.

Uma das conclusões dessa peregrinação ao Centro Mariano de Aurora é que deverá se tornar uma atividade regular, a se realizar trimestralmente, a princípio, de acordo com o compromisso firmado pelo grupo.

“Ir para Aurora é sempre muito gratificante e o foi nesta peregrinação, em especial. O trabalho com os Reinos, os vídeos mostrados sobre as sementes, os depoimentos e as sintonias junto à natureza aproximaram-me mais desse reino tão doado e ao mesmo tempo tão necessitado de compreensão”, disse Rosângela Lenzi, também membro da Rede-Luz.

Mais informações: redeluzsul@fraterinternacional.org