Novas possibilidades

Embora as atividades de serviço – como doações de alimentos, itens de uso pessoal e outros produtos – ocorram desde 2014 para a comunidade carente de Morrinhos IV, situada no Guarujá (SP), uma ação recreativa ao ar livre para as crianças do lugar nunca havia ocorrido antes, devido ao ambiente instável e violento onde elas vivem. Mas com a criação da Sagrada Sala da Caridade Crística, ocorrida no mês de maio de 2018, a partir da atuação conjunta de voluntários da Rede-Luz Guarujá e da Rede-Luz Santos, foi possível contar com um local adequado e, consequentemente, com as condições necessárias para desenvolver um trabalho no qual as crianças da referida comunidade pudessem se expressar.

A atividade escolhida foi uma gincana junto à comunidade. “A proposta da gincana surgiu com a nossa observação do local onde as crianças moram, que é um ambiente triste, sem muitos atrativos, como parques ou atividades direcionadas para as crianças”, explicou Andréa Ferreira Melo, membro da Rede-Luz Santos.

A gincana ocorreu no dia 20 de outubro, durante todo o período da tarde, e teve a participação de mais de 80 crianças, assistidas por cinco membros da Rede-Luz Guarujá, cinco da Rede-Luz Santos e dois voluntários do grupo de São Paulo.

“Fiquei impressionada com as crianças: muito carinhosas, obedientes e educadas. Crianças carentes de conversa, de carinho. Todas com quem conversei estavam na escola, lindas. Estavam muito felizes!”, disse a voluntária Erika Melo.

Durante toda a tarde, foram realizadas atividades de recreação com piscina de bolinhas, cama elástica, jogos, brincadeiras, pinturas e atividades lúdicas com as crianças. Também foi oferecido um lanche frugal (banana, maças), refrigerantes, salgados, pipoca e algodão-doce.

“Nossa proposta sempre é a de levar algo além do nível material e, com a realização desse dia especial, dedicado ao lazer, não foi diferente, pois pudemos perceber o trabalho realizado pelos Anjos por intermédio das brincadeiras e dos momentos de descontração que foram proporcionados àquelas crianças. Sentimos que foram situações que ajudaram a apagar as cicatrizes e dores desses pequenos corações”, disse Wanderley Américo, membro Rede-Luz Guarujá.

Além do serviço em prol da crianças, a gincana proporcionou também estreitar os laços junto à comunidade.

“Foi uma tarde muito especial, não só pelo serviço, mas por todos os sorrisos e as expressões de felicidade que vivemos com eles”, explicou Rosi Freitas, coordenadora do Grupo da Rede-Luz São Paulo.