No dia 22 de julho de 2016, o Grupo Rede-Luz Guarujá, cidade do litoral do estado de São Paulo, Brasil, retirou no Porto de Santos a primeira doação de alimentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a Fraternidade. A maioria dos 271 Kg de alimentos arrecadados foram distribuídos na comunidade Morrinhos 4.

A iniciativa de inscrever a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional no programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil partiu da Rede-Luz Guarujá no mês de maio deste ano. O programa encaminha para entidades filantrópicas alimentos de ótima qualidade denominados “Saldo de Amostras”. Os alimentos são retirados no Porto de Santos, considerado o principal Porto brasileiro.

“Estes saldos de amostras são mercadorias que chegam do exterior pelo Porto de Santos e que o Ministério da Agricultura recolhe para fazer análise e certificação”, explica Rosineide Freitas, uma das coordenadoras do grupo Rede-Luz Guarujá.

Na primeira doação para a Fraternidade, que aconteceu no mês de julho deste ano, foram recebidos 271 Kg de alimentos: 130 de alho, 68 de maçãs, 21 de pêssegos, 21 de nectarinas, 21 de ameixas e 10 de peras. A distribuição dos alimentos ocorreu gradativamente durante várias semanas conforme o amadurecimento de algumas frutas. A maior parte foi distribuída na comunidade Morrinhos 4, local onde o grupo realiza a distribuição semanalmente já há 2 anos, com doações de um comerciante da região.

“Queria agradecer a Deus e a todas as pessoas que estão trazendo os alimentos, as frutas todas as quartas-feiras para nos ajudar, porque muitas vezes o filho pede e a gente não tem”, disse Mylene, moradora da comunidade.

Outra pequena parte dos alimentos, 2 caixas de alho, foram doadas para a Rede-Luz Santo André.

Para Francisca Santana, uma das coordenadoras da Rede-Luz Guarujá, o trabalho significou o início de um novo ciclo para o grupo. “Desde o início nós trabalhamos este lado humanitário e hoje recebemos algo de maior qualidade para nossos irmãos. Por isto nós estamos com muita alegria, confirmando que devemos dar o melhor para cada um de nossos irmãos”.

“Somos muitos gratos como membros da Rede-Luz de poder cumprir com mais esta etapa do trabalho e servir de uma forma muito melhor aos nossos irmãos que tanto necessitam. Fica aqui nosso convite a todos os grupos da Rede-Luz Planetária e outros grupos que servem no anonimato, para que estejam sempre aprofundando suas ações no Serviço”, disse Rosineide.