A Comunidade-Luz Figueira organizou a oficina “Introdução à Permacultura”. Foi ministrada por João Rockett e Tatiana Cavaçana, permacultores com ampla experiência na capacitação de agricultores. Ambos coordenam o Instituto de Permacultura da Pampa (IPEP), na cidade de Bagé, Rio Grande do Sul.

O curso contou com a presença de 40 participantes provenientes de diversas cidades do Brasil e teve uma duração de quatro dias, de 16 até 19 de agosto de 2018.

“O objetivo de introduzir a Permacultura em Figueira é criar bases para uma produção agrícola e ao mesmo tempo a integração com a paisagem natural, com um critério de sustentabilidade, assim como praticar uma agricultura ecológica, que represente de forma mais harmoniosa e fiel nossa relação material e espiritual com os Reinos da Natureza”, explicou Frei Renato, monge da Ordem Graça Misericórdia e coordenador do setor Sementes da Comunidade-Luz.

Método ou filosofia de vida?

Planejando o preparo de um canteiro

O tema informativo e a vasta experiência dos profissionais na função da instrução, transmitida a partir da simplicidade e do amor à Criação, deixaram claro que para a Permacultura tudo está interconectado ao nosso redor. A matéria em questão oferece métodos para que o interessado se integre e aproveite, de seu viver diário, essa dinâmica energética, podendo fazê-la sua filosofia de vida e cooperando assim, conscientemente, com o planeta.

“Gostei muito de toda a informação para a consciência que devemos ter ante esse momento de transição do planeta, junto com a Natureza e os Reinos; tudo isso que podemos fazer para melhorar essa situação global que estamos vivendo”, expressou Carlos S. Filho, 36 anos, de São Paulo. Agregou que “a Permacultura traz ajuda para essa transformação que necessitamos fazer atuando juntos”.

Na mesma linha de reflexão, Pallas Athena, 18 anos, membro da Comunidade-Luz Figueira, manifestou: “O que sinto do fundo do coração é que cada dia temos que buscar essa coerência com a vida, ser mais consequentes com nossas orações, porque muitas vezes oramos para os Reinos, mas quando vamos lidar com eles, não lhes damos tanto amor, não prestamos tanta colaboração nos pequenos atos, por exemplo quando abrimos uma torneira de água, quando vamos reciclar o lixo, quando vamos plantar algo”.

Criando um entorno sustentável e renovável

Cultivando alface em um canteiro instantâneo

O conteúdo do curso foi se desenvolvendo com princípios, noções gerais e práticas da Permacultura, tendo como cenário a área de experimentação de F2, onde houve oportunidade de se relacionar com técnicas ecológicas de elaboração de canteiros, manejos de cultivos de tomate, leitura da paisagem, geração hidráulica e bioconstrução, assim como uma clara explicação sobre a sustentabilidade.

Alguns se pronunciaram a respeito: “O que me deu o impulso para vir foi a necessidade de me fortalecer no assunto dos cultivos. Estou fazendo um viveiro, trocas alternativas e o que mais me chegou foi a simplicidade de fazer os canteiros, em cima dos substratos vivos”, disse Vital Pinheiro, 54 anos, de Carmo da Cachoeira (MG).

“Fiquei bastante satisfeito com o curso. Todos os pontos tratados são importantes: o das sementes, a comida, a água, porque os governos estão longe de chegar a uma solução e somente a ação individual pode mudar essa situação”, expressou Layon Menezes Mérola, que chegou de São Francisco de Paula (RS).

Essa oficina faz parte da campanha “O grão nosso de cada dia”, da Comunidade-Luz Figueira. O próximo encontro será realizado no mês de outubro e está aberto, com inscrição prévia, a todos os interessados.

Mais informações:

secretaria@comunidadefigueira.org.br

Tel.: (+55) (35) 3225-3101 ou (+55) (35) 3225-3108