‘Do que mais gostei foi fazer o caranguejo’, diz Gabriel, uma das 20 crianças que na manhã de quinta-feira, 11 de fevereiro, participaram de uma oficina de origamis na Casa Arte Educação, unidade educativa da Casa Luz da Colina, entidade filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. A atividade é parte das aulas de arteterapia que são oferecidas todas as quintas-feiras aos meninos da cidade de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil.

Desta vez, a tarefa era confeccionar mini-origamis com forma de animaizinhos marinhos. Estas figuras serviram para adornar a bolsa de papel individual na qual cada aluno colecionará todos os desenhos que ao longo do ano vá preparando para, ao final, no fechamento das atividades, participar da exposição dos trabalhos

A oficina foi focalizada por Carmen Ura, voluntária da cidade de Bauru, estado de São Paulo, que de tanto em tanto dá uma escapadinha para Carmo da Cachoeira, para colaborar com a Casa Luz da Colina. Ela começou o encontro contando, a modo de introdução, um conto japonês ilustrado, sobre uma princesa que havia viajado até o fundo do mar para visitar os pequenos animais que vivem ali. Uma vez adentrados na atmosfera marinha, começaram a aplicar as técnicas de origami que a monitor ia ensinando, passo a passo, com o apoio de outros dois voluntários.

‘Esta técnica artesanal ajuda os pequenos a desenvolver a concentração e a coordenação motora, a canalizar as energias e a acalmar a agitação e a ansiedade’, explica Carmen. E tudo de forma lúdica e divertida para eles. ‘Para mim o mais bonito foi conseguir fazer o caranguejo, porque foi o que mais me custou fazer’, agrega Gabriel, que aclara, ao se apresentar, que tem nome de Arcanjo e que adora desafios difíceis. João Otávio, que compartilha a mesa com Gabriel, informa que para ele o mais difícil foi ‘dobrar o papel, em seguida abri-lo e formar o triângulo’. Enquanto isso, Luiz, com muita inocência e timidez, comenta que desfruto muito armando uma pequena gravata.

As aulas de origami são alternadas nas quintas de manhã com aulas de pintura em tela e em outros horários com oficinas de kirigami e outras técnicas artesanais. As crianças recebem ademais aulas de música e coral, inglês e reforço de matemática. Estão inscritos na Casa Arte e Educação 48 crianças no horário da manhã (8 às 11) e 30 no horário da tarde (2 às 4).